21 Bibliotecas Online para Ler de Tudo sem Sair de Casa

O mundo está cada vez mais digital. Disso, ninguém duvida! E com as novas tecnologias, a criação de bibliotecas online tem se tornado comum, tanto no Brasil quanto no mundo.

Com elas, é possível ler sem sair de casa ou pegar “emprestado” um livro esteja você onde estiver… É claro, há também algumas opções pagas, com pagamento mensal – uma espécie de “Netflix” de livros.

Outra característica importante das bibliotecas online é o acesso à informação. A digitalização de obras raras e documentos são fundamentais para facilitar o trabalho de pesquisadores.

Imagine a cena: você é um pesquisador e precisa consultar iluminuras medievais feitas na Idade Média. Elas só estão disponíveis para consulta em algumas bibliotecas da Europa e você precisaria pegar um avião para uma simples consulta.

Com a digitalização, tudo fica mais fácil. Você tem a fonte oficial em mãos, sem sair de casa. A versão digital pode inclusive ser usada de outras formas, dando “zoom” na parte necessária, por exemplo.

Assim, todos saem ganhando: os amantes dos livros e aqueles que precisam consultar certos dados, contribuindo para o avanço do conhecimento. E vamos combinar: essa é a principal missão das bibliotecas, online ou não.

O acesso virtual apenas moderniza essas fontes inesgotáveis de saber. Ótimo, não é mesmo?

Então, neste artigo, separamos as bibliotecas online entre grátis e pagas.

A maior parte delas são as gratuitas, mas também apresentamos algumas opções com mensalidade que são interessantes dependendo dos seus hábitos de leitura.

Então, vamos conferir!

Bibliotecas online grátis

Abaixo, dividimos as bibliotecas online gratuitas entre as brasileiras, com a maior parte dos livros em português, e estrangeiras, onde a maioria das obras está em inglês ou em outras línguas.

Mesmo aquelas internacionais são ótimas para pesquisa, pois reúnem, além de e-books, outros materiais importantes para consulta, como comentamos anteriormente. Confira:

Bibliotecas online brasileiras

1 – Biblioteca Nacional Digital

A Biblioteca Nacional foi criada em 1810 para abrigar os documentos brasileiros. Sua versão digital é bem mais recente, é claro, e contém mais de 2 milhões de documentos digitalizados para consulta.

A Biblioteca Nacional

Nenhum pesquisador pode deixá-la de lado na hora dos estudos. Confira clicando aqui.

2 – Domínio público

O governo brasileiro mantém um site com obras em domínio público, ou seja, aquelas cujos direitos autorais já “venceram”, permitindo ao usuário pesquisar e baixar à vontade.

Toda a obra de Machado de Assis, por exemplo, está lá disponível. Clique aqui para conferir.

3 – BBM Digital

Trata-se da versão digital da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM), da Universidade e São Paulo (USP). O acervo conta com mais de 3.500 títulos.

Além de livros digitalizados, você pode fazer pesquisas nas coleções de mapas, iconografias e periódicos dos séculos XIX e XX. Acesse aqui.


4 – Biblioteca Digital da Unicamp

Mais uma das bibliotecas online que partem da iniciativa de universidades brasileiras, a biblioteca digital da Universidade de Campinas disponibiliza também materiais variados.

Além dos trabalhos de conclusão de curso e periódicos especializados, você encontrará também uma interessante sessão de obras raras digitalizadas. Confira aqui.

5 – Acervo Público do Estado de São Paulo

Outra ótima fonte de arquivos para pesquisa, o acervo público do Estado de São Paulo reúne publicações, como revistas e jornais antigos, bem como documentos iconográficos e cartográficos. Clique aqui para acessar.

6 – Biblioteca Digital do Supremo Tribunal Federal

A biblioteca do STF também disponibiliza parte de seu acervo para consultas online.

Muitas obras raras digitalizadas podem ser vistas da sua casa, incluindo as obras completas de Rui Barbosa. Confira aqui.

Bibliotecas online estrangeiras

7 – Projeto Gutenberg

Iniciativa da Wikipedia para disseminar a leitura, o Projeto Gutenberg leva o nome do inventor do sistema de tipos móveis – e consequentemente da impressão mecanizada de publicações, como livros e jornais.

Na biblioteca do projeto você irá encontrar um bom acervo de livros em várias línguas. Uma boa parte está em inglês, mas também há muitas opções em português.

Os livros são disponibilizados gratuitamente por terem direitos autorais expirados, passando a domínio público. Acesse aqui.

8 – Bibliomania

Outra biblioteca focada em clássicos, a maioria em inglês.

Um diferencial são os planos de estudo, voltados para ajudar professores na abordagem de diferentes autores. Confira aqui.

9 – Biblioteca digital mundial

biblioteca digital mundial - bibliotecas online
Manuscrito medieval disponível na Biblioteca Digital Mundial

Iniciativa da Biblioteca do Congresso dos EUA e da UNESCO que visa reunir documentos de todas as partes do mundo em um grande acervo digital.

É possível encontrar, por exemplo:

  • manuscritos medievais
  • estudos de Galileu Galilei
  • fotografias de momentos icônicos da história
  • mapas variados e uma infinidade de outros conteúdos.

Afinal, uma boa biblioteca é feita também de riqueza de documentos para consultas. Uma verdadeira viagem de conhecimento. Confira aqui.


10 – Feedbooks – Public domain

Mais uma das bibliotecas online que disponibilizam obras que já estão em domínio público e podem ser baixadas gratuitamente. Trata-se de uma sessão do site Feedbooks, que separou as obras para facilitar o download dos usuários.

Ao contrário da versão brasileira, que citamos acima, a maioria dos livros desta estão em inglês. Uma boa pedida para quem está aprendendo o idioma ou quer ler alguns clássicos em sua língua original. Clique aqui para acessar.

11 – Biblioteca europeia digital

Uma versão com conteúdos digitais similares aos da biblioteca mundial. Destaque para a sessão de jornais antigos, com mais de 800 mil títulos. Ótima para pesquisadores. Acesse por aqui.

12 – PDF Books World

Outra iniciativa que reúne livros em domínio público para download.

O PDF Books World, como o próprio nome já diz, disponibiliza as obras em formato PDF, prometendo qualidade de digitalização. Você pode conferir neste link.

13 – Online Programming Books

Uma das bibliotecas online com maior acervo de livros técnicos, a Online Programming Books é uma biblioteca digital que disponibiliza livros voltados para as áreas de

  • programação
  • ciência da computação
  • engenharia de software
  • web design
  • desenvolvimento de aplicativos móveis
  • redes
  • bancos de dados
  • tecnologia da informação
  • IA
  • gráficos
  • hardware de computadores

O site ressalta que todos os títulos são disponibilizados pelos autores ou editores. Portanto, você pode baixar legalmente. Confira aqui.

14 – Library of Congress

A biblioteca do Congresso Americano colocou boa parte do seu acervo online. O foco, assim como em outros casos, não são os livros, mas documentos variados para pesquisa.

bibliotecas online - library of congress
A biblioteca do Congresso Americano

Algumas coleções contam com diversas mídias, de fotos a arquivos de áudio. Veja aqui.

15 – Wikisource

A Wikisource é uma iniciativa de biblioteca virtual da Wikipedia. Assim como várias outras bibliotecas online mostrada aqui, trata-se de textos originais que não tem direitos autorais e podem ser compartilhados – e baixados – de graça.

O formato do site é bem parecido com o da Wikipedia, o que facilita um pouco na hora de fazer a sua busca.

Um ponto muito positivo é que você pode ler os livros e trechos no navegador ou baixar em diversos formatos de arquivo.

Pode ser em PDF, o mais comum, mas também em EPUB ou MOBI, formatos que são aceitos por muitos e-readers. Poucas bibliotecas online oferecem esse tipo de facilidade.

Assim você pode levar os livros para onde quiser e ler na sua plataforma preferida.

Clique aqui para acessar a Wokisource.

16 – Freeditorial

A Freeditorial é outra editora que disponibiliza livros em domínio público para download. Da mesma forma que a Wikisource, você pode escolher o formato do arquivo de sua preferência.

Ela dá a opção ainda de enviar o e-book direto para o seu Kindle, o que facilita um pouco as coisas. E quando se fala de bibliotecas online, integração é tudo!

Essa biblioteca digital conta com coleções interessantes, como os livros e Shakespeare e Jane Austen, por exemplo.

Confira a Freeditorial clicando aqui.

17 – Ibiblio

Assim como outras bibliotecas online, Ibiblio não é uma biblioteca virtual voltada apenas para livros e literatura. Além dos e-books, ela reúne softwares e outros arquivos voltados para pesquisa.

É uma iniciativa da School of Information and Library Science e dos Information Technology Services da Universidade da Carolina do Norte – Chapel Hill.

Clique aqui para ir à Ibiblio.

18 – Google Books

O serviço de biblioteca virtual do Google, o Google Books, pode dar uma ajudinha extra nas suas pesquisas. Nele você pode comprar os livros em formato digital, mas também consultar alguns trechos das obras.

Isso é ótimo para pesquisadores, que às vezes precisam apenas conferir algum capítulo ou parte específica de um e-book. Poucas bibliotecas online oferecem essa possibilidade.

Há também algumas obras que podem ser baixadas de graça, enquanto outras precisam ser adquiridas para que se tenha acesso completo.

Clique aqui para ir direto à página inicial de busca do Google Livros.

19 – Biblioteca Digital Universal

A Universal Digital Library – Biblioteca Digital Universal – é uma das bibliotecas digitais que prometem um grande acervo disponível: cerca de 1 milhão de arquivos.

Se ela realmente tem isso tudo nós não conseguimos confirmar, até porque 1 milhão é muita coisa… Mas se você está procurando algo em domínio público ou precisa fazer uma pesquisa, vale a pena conferir.

Clique aqui para ser levado diretamente ao site da Universal Digital Library.

Bibliotecas online pagas

Os e-books destas bibliotecas podem ser acessados por meio de uma assinatura que dá direito ao “empréstimo”.

Uma versão prática para quem gosta de conferir os livros mais recentes e lançamentos que acabam de chegar ao mercado sem sair de casa.

20 – Scribd

Plataforma já conhecida para compartilhamento de documentos. De uns tempos pra cá, passou a oferecer um programa de assinatura que permite o acesso a e-books variados. Você pode usar por 30 dias gratuitamente antes de começar a pagar. Confira por aqui.

21 – Kindle Unlimited

kindle unlimited - bibliotecas online

O programa de assinatura da Amazon dá acesso a todo o acervo de e-books comercializado pela empresa – mais de 1 milhão de títulos. Não por acaso, atualmente é um dos mais usados.

Você pode usar tanto no dispositivo Kindle, da própria Amazon, quanto no seu computador, smartphone ou tablet, após baixar o aplicativo do Kindle.

O Kindle Unlimited também tem um período de teste grátis de um mês. Após isso, o valor mensal é de R$19,90. Conheça clicando aqui.

Também fizemos um artigo especial para tirar as dúvidas: será que vale a pena fazer a assinatura?

Clique aqui para ler nossa avaliação e tirar sua própria conclusão.

Hora da leitura!

Se você está procurando por um livro em especial, certamente vai encontrar em alguma dessas bibliotecas online listadas acima.

Além disso, elas são opções incríveis para simplesmente navegar em busca de obras que ainda não conhecemos.

Nada melhor do que se perder nesses corredores virtuais de pura cultura! Conhece bibliotecas online que não estão nessa lista? É só indicar nos comentários. Teremos um grande prazer em acrescentá-la à lista.

Compartilhe esse artigo com seus amigos e vamos espalhar conhecimento!

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba direto no seu e-mail os melhores conteúdos do site e... 
CUPONS DE DESCONTO
das principais livrarias
QUERO RECEBER