6 Motivos para Não Abandonar o Livro Impresso

Ok, sei que você já deve estar falando que sou dramático demais e que o livro impresso jamais será abandonado (pausa dramática). Sendo assim, nem precisava ter feito esta lista, certo? Calma aí! Sei que, embora o consumo de livros digitais tenha aumentado, ainda vai levar um bom tempo para que fiquemos só com nossos e-readers… Sem drama! Esta é uma lista sobre os motivos dos leitores adorarem seus livrinhos cheios de pagininhas!

1 – Você tem uma noção exata de quanto falta para terminar

marcador de livro físico

Tudo bem que, quando você está lendo um e-book, ele mostra o percentual já lido. Mas, na prática, o que é 35% de um livro? Não é tão fácil visualizar o quanto já lemos e quanto ainda falta para ler. Por outro lado, nos livros impressos, vemos o progresso com ajuda do marcador pouco a pouco.

Vai falar que não é ótimo, a cada dia, ver aumentando o “bloquinho de páginas” que ficou pra trás? A não ser que o livro seja daqueles tão bons, mas TÃO BONS que você torce para não terminar tão cedo. E o que acontece, nesse caso, é que lemos mais rápido ainda!

2 – Esperar o livro chegar pelo correio

jaiminho carteiro

Esperar uma encomenda chegar pelos correios é sempre uma emoção – boa ou ruim, dependendo do quanto demora, é claro.

Mas, acredite: tem muita gente que curte a expectativa de esperar a encomenda do seu livro impresso (o problema é se o carteiro for o Jaiminho, que quer sempre evitar a fadiga).

E quando o livro chega… Vamos para o próximo item dessa lita.

3 – Aquele cheirinho de livro novo

Acho que isso deve ser quase uma unanimidade. Não conheço ninguém que não goste daquele cheirinho de livro novo – aquela mistura do cheiro da tinta e do papel novinhos. Você sabia que são diversos compostos que dão esse cheiro ao livro?

Tem um post com um infográfico bem legal só sobre isso! Clique aqui para ver (lá também fala sobre o cheiro dos livros velhos. Acho que esse não agrada todo mundo, né?)




4 – O livro impresso embeleza sua casa

biblioteca-em-casa-simples

Quem é que não gosta de ter uma estante organizadinha, com belos exemplares de livros impressos? Uma biblioteca, mesmo que pequena, deixa qualquer ambiente mais aconchegante. Por mais que você tenha uma biblioteca digital enorme e organizadinha, nada supera uma prateleira repleta de livros.

Só tem um detalhe: não vale ter um monte de livro SÓ  de enfeite e não ler, hein! Estamos de olho!

5 – São excelentes presentes

livro impresso para presente

Eu nunca vi ninguém dar um e-book de presente. E, cá pra nós, acho que seria meio estranho. Imagina: você chega em um aniversário, dá os parabéns ao aniversariante e diz: “Fulano, seu presente está no seu e-mail!” Fala sério! É algo, no mínimo, estranho…

Por outro lado, um dos presentes mais legais de se ganhar é um livro impresso. Quando você vê o embrulho já sabe que é um livro, e isso não estraga a surpresa! Porque você não sabe qual o título (a não ser que te contem antes…).




6 – Você pode trocar ou revender

livros sebo vetor

Sabe aquele livro que você não gostou, ou que começou a ler e desistiu? Sabe quando você não tem mais espaço em casa para tantos livros físicos? Pois é, nesse ele pode ser trocado com alguém ou mesmo revendido para outra pessoa ou algum sebo.

No caso do e-book a coisa muda de conversa. Os livros digitais comprados geralmente são intransferíveis ou não compensa revendê-los. Taí uma boa ideia: quem sabe, no futuro, os softwares de leitores digitais permitam trocas entre os usuários. Acho difícil, mas seria o máximo!

 

autor

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba direto no seu e-mail os melhores conteúdos do site e... 
CUPONS DE DESCONTO
das principais livrarias
QUERO RECEBER