[INFOGRÁFICO] De onde vem o cheiro de livro novo? (E dos velhos?)
Acredite em mim: sentir este aroma é motivo até para que muitas pessoas desconfiem dos e-books. Afinal, ainda não inventaram nenhum e-reader aromatizado (Boa ideia. Acho que vou patentear antes que seja tarde). Enquanto isso não acontece… Já se perguntou de onde vem o cheiro de livro novo? E o cheiro dos livros mais velhos? (Tem quem goste, e tem quem espirre!)
–> (leia também: 6 Motivos para Não Abandonar o Livro Impresso – o cheiro de livro novo é um deles!)
Cheiro de livro: de onde vem?

Alguns falam que é da tinta… Outros falam que é do papel… Bom, obviamente, é uma mistura dos dois, mas também depende dos produtos e processos químicos que ocorrem durante a produção do livro.
Depois da obra pronta, essa mistura pode originar compostos orgânicos voláteis, ou seja, que evaporam e e resultam naquele cheiro de livro novo que todo mundo gosta. E os livros velhos? Bom, na medida em que o livro envelhece, seu desgaste também libera compostos químicos.
O infográfico abaixo foi produzido originalmente pelo professor Andy Brunning, do Reino Unido, e publicado em seu site. Ele explica tudo isso que falei e um pouco mais sobre os tais compostos químicos que dão o cheiro aos livros. Os créditos de tradução estão na imagem.
