Qual magia Harry Potter usou para fazer uma geração inteira ler 115% a mais?

Que Harry Potter é um dos maiores sucessos literários de todos os tempos, ninguém tem dúvidas. Porém, especialistas acreditam que a influência do bruxinho seja bem maior – e não estamos falando de nenhum feitiço! Uma pesquisa recente mostra que os livros de J. K. Rowling tiveram um papel fundamental ao aumentar o volume de leitura entre o público jovem.

O estudo, feito pela pesquisadora Briana Shemroske, chegou a conclusões bastante interessantes nesse aspecto. De acordo com ela, hoje, os livros voltados para crianças e adolescentes entre 9 e 15 anos de idade têm, em média, 290 páginas. Isso é 115% a mais do que a quantidade média de páginas dos livros para a mesma faixa etária há dez anos atrás, em 2006.

Mas, afinal de contas, o que Harry Potter tem a ver com isso?

O segredo da magia de Harry Potter


Curiosa para saber os motivos desse grande volume médio de páginas, Shemroske consultou especialistas no assunto. Eles apontaram a série de livros Harry Potter como uma das responsáveis pelo aumento. Em primeiro lugar, a obra cativou o público jovem e foi aumentando o volume a cada título, culminando com As Relíquias da Morte. Só isso já foi suficiente para aumentar as estatísticas.

Outra explicação está, de certa forma, na magia. Não! Como já foi falado no início, não houve nenhum feitiço para fazer crianças e adolescentes lerem mais. É que livros sobre fantasia, com mundos mágicos e cheios de detalhes a serem descritos, requerem muitas páginas para ser suficientemente imersivos. E, em geral, grande parte das obras destinadas ao público jovem são ficções desse tipo.

A pesquisa foi ainda mais além. Outros dados revelam que, se comparado aos anos 70, o número de páginas de livros infanto-juvenis cresceu incríveis 176%. Já a média dos livros para todos os públicos vem crescendo sem parar: cerca de 80 páginas por ano.

via io9

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba direto no seu e-mail os melhores conteúdos do site e... 
CUPONS DE DESCONTO
das principais livrarias
QUERO RECEBER