Por que o Sebo tem Esse Nome? Confira as 3 Principais Teorias

Se você está precisando de um livro mais antigo, que não encontra para comprar em lugar nenhum, já sabe que vai ter que apelar para o sebo. Essas pequenas lojas têm tudo que um bom amante de livros gosta… Obras antigas, edições interessantes e, se vasculhar um pouquinho, que sabe até algo raro!

Mas se tem uma pergunta que todo frequentador de sebos já se fez, é: – Afinal, por que o sebo tem esse nome? Responder isso não é tão simples como você pode estar imaginando. Na verdade, há mais de uma teoria sobre o nome. Quer saber quais são? Então, vamos lá!

Teoria 1: o sebo da vela

A primeira possível explicação está nas velas. Como antigamente a leitura era a luz de velas. E se você já teve essa experiência sabe que, como a luz não é tão forte, muitas vezes é preciso ficar com a vela perto do livro.

O problema é que quando elas derretiam, acabam sujando as folhas, que adquiriam um aspecto “ensebado” por causa de toda essa parafina. Assim, os livros mais antigos acabavam acumulando esse produto, dando o apelido às livrarias especializadas nos livros mais usados.

Bom, essa apenas uma história interessante… Mas será que é verdade?

Segundo uma matéria da revista Superinteressante, essa teoria pode ter um pequeno furo… A publicação diz que a palavra se popularizou na década de 60, quando a energia elétrica já estava disponível para boa parte da população.

Essa também é a opinião de Sérgio Rodrigues, escritor e etimologista que tirava dúvidas sobre a língua portuguesa em um blog da Revista Veja.

Portanto, resta ainda a dúvida…

Teoria 2: o livreiro pernambucano

Uma matéria publicada no site da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), conta uma história um pouco mais regional. Um livreiro pernambucano teria sido o precursor da ideia de se vender ou trocar livros usados.

Ele teria dado o nome de Sebo ao seu estabelecimento, e a gíria se espalharia pelo resto do Brasil. A publicação comenta ainda que os livreiros que vendiam livros usados tinham um nome nada amigável…


Preparado? O nome era… Caga-sebo. Sim, isso mesmo, é algo bem estranho, mas uma busca rápida em alguns dicionários online nos trouxeram dados interessantes…

O termo caga-sebo consta nos dicionários Michaelis e Aulete como um regionalismo pernambucano que significa o mesmo que sebo. Parece que a pista esquentou um pouco… Mas ainda não há uma confirmação de que realmente essa seria a resposta correta.

Teoria 3: o sebo das pessoas (argh!) e o livreiro recifense

Essa é a resposta mais provável – e talvez mais nojenta, caso você seja uma pessoa mais sensível – sobre o termo.

A matéria da revista Superinteressante citada acima entrevistou o etimologista Sérgio Rodrigues e Eurico Brandão Jr, herdeiro do Sebo Brandão, que funciona há mais de 60 anos no Recife.

E ambos parecem concordar que a palavra deve tem a ver com o estado dos livros, que com o uso podem ficar sujos e ensebados. Aliás, Brandão Jr. traz até uma nova teoria, puxando a sardinha para sua família…

Segundo ele, teria sido seu pai o primeiro livreiro do Brasil a usar o termo com frequência. Nós podemos até concordar que é possível que o termo sebo seja apenas uma gíria sobre livros sujos que “colou”.

Mas quem foi o pioneiro a usá-la… Aí já é outra história!

Seja como for, somos gratos a todos os livreiros que mantém a cultura e o conhecimento através de seus estabelecimentos. É bom também lembrar que nem só de livros vivem os sebos. Ele também contam com gibis, revista, discos e outras mídias já menos utilizadas. Resumindo: um lugar de relíquias!

E se você está procurando alguma e quer maximizar sua busca, saiba que muitas dessas livrarias já criaram suas lojas on-line. Assim  é possível fazer a procura em sebos de todo o país e receber a compra na sua casa.

Clique aqui e confira nossa lista atualizada com os melhores sebos online. Aproveite!

———-

Fontes:

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba direto no seu e-mail os melhores conteúdos do site e... 
CUPONS DE DESCONTO
das principais livrarias
QUERO RECEBER