Qual é o menor livro do mundo?
E para se fazer este livro, é claro que muita tecnologia seria necessária. A proeza é de uma empresa japonesa, a Toppan Printing, que usou uma tecnologia de impressão ultrafina para produzir o livro de 0,75 milímetros. Isso é menos que a cabeça de uma agulha, como você pode ver na foto.
O menor livro do mundo tem 22 páginas e se chama “Flores das Quatro Estações”. E aí você pode estar se perguntando: “O que dá pra escrever em 22 páginas de menos de um milímetro?”
A resposta é: pode-se não só escrever, como também ilustrar! O pequeno livro é um compêndio com ilustrações da flora do arquipélago japonês. Cada flor – dentre elas, as tradicionais ameixeiras e cerejeiras – está devidamente registrada com imagem e nome, em diversos alfabetos da língua japonesa!
Quer ler o menor livro do mundo? Prepare a lente de aumento!
Se você quiser ler o menor livro do mundo, vai precisar de uma ajudinha extra. Isso porque é praticamente impossível conseguir lê-lo sem uma lente de aumento!
O recorde anterior era de um livro russo, uma edição de “O Camaleão”, do autor Anton Pavlovitch Tchecov. Esse livro também tinha ilustrações, em três cores e 30 páginas – cada uma com apenas 11 linhas escritas.
A obra japonesa está exposta em um museu no bairro de Bunkyo, em Tóquio. Caso queria levar o pequenino pra casa, também é possível. A editora Toppan Printing está vendo o livrinho por 29.400 ienes.
Em dólares, o valor é de cerca de US$ 305. Ah! A versão acompanha uma edição ampliada e claro, uma lupa! E então? Que tal levar pra casa o menor livro do mundo?
Interessante conhecer o menor livro do mundo! 🙂
Muito Bom Seu Conteudo Parabéns