Kindle Medieval? Descoberta a Primeira Biblioteca Portátil da História!

Hoje em dia, com as novas tecnologias, não é difícil ter uma biblioteca portátil nas suas mãos. Nos e-readers, como o Kindle e similares, tablets e até smartphone é possível carregar um número incrível de livros digitalizados para ler quando e onde quiser – dependendo, é claro, da memória do seu dispositivo…

Mas, e quando isso não existia? Aí a coisa complicava um pouco… Carregar apenas alguns livros impressos já garantia muito peso. Agora, pesquisadores da Universidade de Leeds, no Reino Unido, acreditam ter encontrado o avô dos e-readers. E ele é de um tempo em que nem existia eletricidade!

Veja também: Qual o maior livro do mundo?

Calma, é claro que não estamos falando de nenhum dispositivo eletrônico. Trata-se de uma biblioteca portátil datada do século XVII: uma caixa de madeira, similar a um livro, mas que na verdade serve de estojo para uma coleção de livros pequenos!

Para se ter uma ideia, somente 4 dessas pequenas bibliotecas foram produzidas. A caixa de madeira possui 3 prateleiras e é encapada com couro de peru. Os pequenos livros que ficam no interior também são feitos de peles de animais, algo comum nesse período.

Uma biblioteca portátil – e rara!

A biblioteca portátil conta com 40 títulos e está dividida em 3 sessões: poesia, história e filosofia / teologia. Tudo muito bem documentado em um índice escrito à mão e ornamentado com colunas e arcos. Uma verdadeira obra de arte!


Entre os autores, estão figuras importantes como Cícero, Virgílio, Ovídio, Sêneca e Horácio. Os pesquisadores afirmam que o item foi encomendado por William Hakewill (1574-1655), um membro do parlamento inglês, que o teria dado de presente a um amigo na virada dos anos 1617 e 1618.

Então, se você pensava que ter uma biblioteca portátil é algo dos tempos atuais, está completamente enganado! Ok, vamos concordar que essa versão antiga é um pouco maior e mais pesada… Mas os viajantes do século 18, certamente era uma mão na roda – além de uma bela peça para decorar qualquer ambiente.

Fonte: Daily Mail

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba direto no seu e-mail os melhores conteúdos do site e... 
CUPONS DE DESCONTO
das principais livrarias
QUERO RECEBER