Estudantes com dislexia compreendem melhor lendo em e-readers, diz pesquisa
A boa notícia é que a tecnologia pode ser uma aliada para ajudar esses jovens leitores, principalmente em idade escolar. Os e-readers (sim, aqueles mesmos, que você ainda olha meio desconfiado, enquanto permanece apegado aos seus livros físicos) podem ajudar muita gente a ler e aprender mais!
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A pesquisa foi realizada pela equipe de Matthew Schneps, do departamento de educação científica do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica, nos Estados Unidos, e envolveu 100 estudantes com dislexia. Os pesquisadores avaliaram a diferença entre a leitura em papel e em dispositivos digitais.
Flexibilidade dos e-readers X dislexia
O estudo comparou a velocidade de leitura e a compreensão dos estudantes com dislexia ao lerem textos no papel e em iPods Touch. A grande sacada da pesquisa é que os e-readers estavam configurados de uma forma especial: mostravam de duas a três palavras por linha – em letras grandes.
A conclusão foi de que 1/3 dos adolescentes mostraram significativa melhora da compreensão do texto e na velocidade de leitura – principalmente aqueles com mais dificuldade de atenção visual e problemas em captar os sons das palavras.
Ficou claro, para os cientistas, que o grande trunfo do e-reader é a sua flexibilidade, ou seja, a possibilidade de alterar a fonte em formato e tamanho. Se essas configurações flexíveis já ajudam bastante quem lê e compreende sem dificuldades (colocar as letras grandonas para ler melhor, quem nunca?) imagina para esses estudantes!
*via Folha de São Paulo