A tradição de Natal da Islândia é trocar livros!
De acordo com Kristjan B. Jonasson, presidente da Associação de Editoras Islandesas, a maior parte dos livros publicados no país são vendidos entre setembro e novembro, onde todos começam suas compras pensando em presentear as pessoas queridas na noite de Natal. Familiares e amigos passam o feriado trocando livros e lendo. Incrível, não é mesmo?
Islândia: um país de leitores
Não é só no Natal que os livros fazem sucesso na Islândia. A população ama ler, e cada cidadão compra diversas obras durante todo o ano. O país é o número um do mundo em publicação de livros per capita. As editoras islandesas publicam, em média, 5 livros para cada mil habitantes. As bibliotecas também são muito procuradas para empréstimos. Para se ter uma ideia, só em 2009 a biblioteca de Reykjavík, capital do país, emprestou 1.200.000 de livros – e a cidade só tem cerca de 200.000 habitantes!
Até na televisão islandesa a literatura está presente. O programa Kiljan é dedicado exclusivamente aos livros e faz sucesso entre muitos habitantes. Por tudo isso, em 2011, Reykjavík foi considerada pela Unesco a cidade da literatura. Realmente, um título merecido! Bem que a tradição natalina da troca de livros podia pegar por aqui… E você? Tem o costume de dar livros de presente no Natal? É sempre uma boa opção!