A história está errada, de Erich Von Däniken

Título: A História Está Errada
Autor: Erich Von Däniken
Páginas: 241
Editora: Idea
Onde comprar: Amazon Saraiva

O polêmico pesquisador Erich Von Däniken ataca novamente. Seu primeiro livro de sucesso, o best-seller Eram os Deuses Astronautas, até hoje figura entre a lista dos mais vendidos e procurados quando o assunto são extraterrestres e sua suposta relação com as culturas antigas.

A obra ficou conhecida após abordar a possibilidades dos deuses pré-colombianos serem, na verdade, alienígenas, interpretados como divindades pelos povos da época. Em A história está errada Däniken aborda uma temática similar, porém com novas informações e fontes de pesquisa.

Livros envoltos em mistérios

O primeiro livro citado pelo autor é o famigerado “Manuscrito Voynich”, um livro obscuro, com imagens inexplicáveis de plantas, estrelas, seres semelhantes aos humanos. Os pergaminhos são aparentemente escritos em códigos impossíveis de serem compreendidos.

É possível que uma tentativa de decifração bem-sucedida abra um precipício no conhecimento antigo que mudaria o mundo […]. David Kahn, um criptólogo americano, prevê: o Manuscrito Voynich poderia ser descrito como uma bomba que explodirá no dia em que for decodificado (p. 22).

Mas, afinal, o que o manuscrito traria de fato como revelações? Talvez a relação entre o ser humano e seus “criadores” em um passado antigo? Essa é uma das suposições de Erich Von Däniken ao comparar as imagens dos pergaminhos com aquelas encontradas em um artefatos indígenas do outro lado do mundo, no Equador… Afinal, de onde saiu toda essa arte pitoresca?

Anjos ou ETs?

Outro livro comentado por Von Däniken é o chamado Livro de Enoch, um apócrifo do Antigo Testamento que conta, entre outras coisas, como anjos teriam copulado com mulheres terrestres em tempos antigos, dando origem a uma nova raça. Não precisa nem dizer o autor acredita que sejam esses anjos, não é mesmo?

 

aliens

 

Aliens, é claro – já diria o conhecido pesquisador da série televisiva “Alienígenas do Passado”. O livro conta também como Enoch fez “jornadas ao céu” e foi um grande construtor de pirâmides egípcias, corroborando a tese desses pesquisadores sobre as civilizações da antiguidade.

De volta a Nazca

Na última parte do livro, Erich Von Däniken volta a um de seus temas preferidos e mais conhecidos: as linhas de Nazca.

As grandiosas linhas encravadas no chão, possíveis de serem plenamente observadas dos céus, poderiam ter sido feitas pelos povos da região para o contato com seres de outros mundos?

O autor fala sobre outras teorias – mais “pé no chão” – para as linhas, que vão desde calendários astronômicos a caminhos que indicavam os percursos de antigas procissões religiosas.

Mas nenhuma dessas explicações é adequada, segundo ele, ao que realmente parecem: pistas de pouso.


Os dados que confirmariam isso seriam medições geoelétricas e de elementos químicos estranhos à composição do solo, justamente nas linhas. As pesquisas são exaustivamente apresentadas nesse interessante capítulo.

Afinal, qual é a verdade por trás de livros misteriosos que ninguém consegue decifrar? Seriam apenas mitos ou trariam algum detalhe sobre a história perdida da humanidade, oculta por meio de metáforas?

O que seriam, de fato, as linhas de Nazca? Mesmo que não se concorde com as teorias de Erich Von Däniken, A história está errada é um livro que nos leva a reflexões pouco habituais. Que tal expandir seus horizontes?

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba direto no seu e-mail os melhores conteúdos do site e... 
CUPONS DE DESCONTO
das principais livrarias
QUERO RECEBER