4 Dicas para Ler Livros Online Grátis – Sem ser um Fora da Lei!

Se por um lado a internet favoreceu a comunicação entre as pessoas e a disseminação do conhecimento, por outro, fomentou a pirataria. Embora as questão dos direitos autorais seja bastante discutida, buscar por livros online grátis quase sempre é ilegal… Repare no que eu disse: quase!

Ler um livro de graça é uma ideia atraente… Afinal de contas, às vezes o dinheiro está curto (não tá fácil pra ninguém, como dizem por aí). Por isso, elaboramos uma listinha com algumas dicas simples – daquelas que de tão simples, passam sem a gente perceber. Então, se você não quer ser um fora lei nesse velho-oeste da internet, vale a pena dar uma conferida!

 

1 – Baixar livros em domínio público

pequeno-principe-vector

No Brasil, as obras passam a ser de domínio público 70 anos após a morte do autor. Ou seja, são de uso comercial livre e não são submetidas a direitos patrimoniais exclusivos, tanto de pessoas físicas quanto jurídicas. Então, depois desse tempo, editoras estão livres para lançar os livros dos autores que se enquadrem nessa situação – e é por isso que você tem visto tantas versões d’O Pequeno Príncipe pipocarem por aí: Antoine de Saint-Exupéry completou 70 anos de morte em 2015. (E o livro já tem até a versão gigante, que bateu o recorde de maior livro do mundo, como já falamos por aqui…)

Bom, se elas podem publicar à vontade, você também pode baixar à vontade. Tanto a publicação quanto o uso tornam-se livres, e você pode procurar esses livros online para baixar sem dó. E o melhor de tudo: geralmente são clássicos! Toda a obra de Machado de Assis, por exemplo, está disponível pelo MEC, em formatos PDF ou HTML. (Saiba mais aqui.)

 

2 – Visitar bibliotecas virtuais (tem dezenas delas!)
biblioteca online

Existem muitas bibliotecas que disponibilizam seus acervos para ler online. A Fundação Biblioteca Nacional, por exemplo, possui sua Biblioteca Digital com obras e documentos raros (inclusive manuscritos) que garantem leitura de qualidade e uma viagem pela história do Brasil.

Não faltam outros exemplos, como a biblioteca digital do Supremo Tribunal Federal, que conta com todas as obras do acervo físico. E não estamos falando só publicações institucionais! Tem muito mais, como a coleção completa das obras de Rui Barbosa, por exemplo. Ficou interessado? Uma busca no Google trará muitos outros resultados com bibliotecas digitais de várias instituições e universidades. É só conferir!

 

3 – Procurar por promoções (sim, tem livros online grátis!)

livro-online-gratis

Algumas lojas virtuais costumam fazer promoções especiais e liberar alguns de seus números de graça. É o caso da Amazon, por exemplo, que além de ter disponibilizar diversos ebooks em domínio público grátis, por vezes faz essa super promoção de “apenas” 100% de desconto para divulgar alguma novidade.

Mas é preciso estar atento, pois são promoções muito rápidas (às vezes duram apenas um dia ou até algumas horas). Bom, acredito que descobrir novidades pelo precinho camarada – “de grátis”, como dizem por aí – é claro que vale a pena! E isso nos leva ao próximo item da lista…

 

4 – Conhecer novos autores (acredite, eles vão te surpreender)

leitor vetor vector reader

Os ebooks grátis que acabo de falar, geralmente (pelo menos no caso da Amazon) são de novos autores – principalmente iniciantes que publicam seus livros pelo Kindle Direct Publishing, a plataforma de publicação direta para autores da loja virtual.

É uma forma de divulgar esses novos livros online em promoções relâmpago… e também uma oportunidade para você conhecer novos livros e escritores que, de uma hora para outra, podem se tornar os novos best-sellers! Faça uma busca lá na Amazon e explore novos horizontes!

 

Dica Bônus: Experimente o Kindle Unlimited (1 Mês Grátis!)

kindle-unlimited

Coloquei essa dica como “bônus” porque, o Kindle Unlimited é um serviço pago. Trata-se de uma assinatura mensal para usuários do Kindle, o e-reader da Amazon. A assinatura dá direito a “pegar emprestados” milhares de livros online da loja virtual, que funciona como uma grande biblioteca virtual. Aí você me pergunta: se é pago, o que o Kindle Unlimited está fazendo nessa lista?

A resposta é simples: a Amazon te dá o primeiro mês grátis para experimentar o serviço. Durante esse tempo, você tem permissão de baixar todo o acervo disponível no programa, como qualquer assinante. E aí você decide se passa a pagar ou não. (Fiz um post falando exclusivamente sobre o Kindle Unlimitedclique aqui para ver).

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba direto no seu e-mail os melhores conteúdos do site e... 
CUPONS DE DESCONTO
das principais livrarias
QUERO RECEBER