Klencke Atlas: Assista à Digitalização de um Livro Gigante
Quando pensamos em digitalização, a primeira coisa que vem à nossa cabeça é o uso de um scanner, certo? Mas nem sempre isso é possível!
Há casos em que o livro é grande demais, como no caso do Klencke Atlas, um atlas enorme com 41 mapas raros, feito no ano de 1660. Com as páginas abertas, ele mede cerca de 1,8 metros de altura por mais de 2 de comprimento!
Luz, câmeras, ação!
Para digitalizar o Klencke Atlas, a Biblioteca Britânica usou um estúdio, luzes e uma câmera estrategicamente posicionada para captar os mapas.
Foram vários dias para concluir o trabalho e muitos profissionais envolvidos. Eles fizeram. Confira abaixo um time-lapse do engenhoso processo:
Brasil também está no Klencke Atlas
O Klencke Atlas é um livro raríssimo. Segundo Tom Harper, curador da Biblioteca Britânica, a obra é um “milagre da cartografia holandesa”. Ela foi um presente do mercador de açúcar holandês Johannes Klencke para Charles II, em celebração da restauração do trono inglês, no século XVII.
O curador explica que, por conta disso, o mapa inclui os engenhos de açúcar holandeses durante o período de suas colônias no Brasil. O mimo possivelmente ajudou Klencke a ganhar uma concessão de comércio com a Inglaterra.
O livro está disponível para visitação do público na Biblioteca Britânica desde 2010, depois de ficar guardado por 350 anos. E, claro, agora você também pode vê-lo digitalizado no site da biblioteca, clicando aqui. Aproveite!
Fonte: Hyperallergic