A tradição de Natal da Islândia é trocar livros!

A Islândia é um pequeno país nórdico conhecido por estar entre os mais desenvolvidos do planeta. A ilha tem cerca de 300.000 habitantes e uma linda tradição de Natal: todos os anos, na noite do dia 24 de dezembro, o principal presente trocado pelos islandeses são livros! Essa tradição tem até um nome: Jólabókaflóð, que significa literalmente “a inundação de livros do Natal”!

De acordo com Kristjan B. Jonasson, presidente da Associação de Editoras Islandesas, a maior parte dos livros publicados no país são vendidos entre setembro e novembro, onde todos começam suas compras pensando em presentear as pessoas queridas na noite de Natal. Familiares e amigos passam o feriado trocando livros e lendo. Incrível, não é mesmo?

Islândia: um país de leitores

Não é só no Natal que os livros fazem sucesso na Islândia. A população ama ler, e cada cidadão compra diversas obras durante todo o ano. O país é o número um do mundo em publicação de livros per capita. As editoras islandesas publicam, em média, 5 livros para cada mil habitantes. As bibliotecas também são muito procuradas para empréstimos. Para se ter uma ideia, só em 2009 a biblioteca de Reykjavík, capital do país, emprestou 1.200.000 de livros – e a cidade só tem cerca de 200.000 habitantes!

Até na televisão islandesa a literatura está presente. O programa Kiljan é dedicado exclusivamente aos livros e faz sucesso entre muitos habitantes. Por tudo isso, em 2011, Reykjavík foi considerada pela Unesco a cidade da literatura. Realmente, um título merecido! Bem que a tradição natalina da troca de livros podia pegar por aqui… E você? Tem o costume de dar livros de presente no Natal? É sempre uma boa opção!

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba direto no seu e-mail os melhores conteúdos do site e... 
CUPONS DE DESCONTO
das principais livrarias
QUERO RECEBER