Star Wars: Aftermath – Life Debt, de Chuck Wendig

Título: Star Wars – Aftermath – Life Debt
Autor: Chuck Wendig
Gênero: Fantasia espacial
Páginas: 430
Editora: Del Rey
Onde comprar: Amazon

Star Wars – Aftermath – Life Debt (ainda sem versão nacional) continua com as tramas iniciadas no livro anterior. Diferente do primeiro livro, em que o autor precisa passar muito tempo introduzindo o leitor aos personagens, aqui ele já pode partir para aprofundar as personalidades dos mesmos. O título é uma referência à uma característica do velho universo expandido de Star Wars – os “life debts” dos wookiees eram a dívida de vida que um dos membros desta raça passavam a ter por qualquer um que lhes salvassem da dor e morte certa. Boa parte da trama deste livro se passa no mundo natal dos wookiees – Kashyyyk – onde Chewbacca e Han Solo estão tentando resgatar o planeta do jugo do Império.

Os heróis e vilões após a batalha de Endor

De modo geral, os eventos nos dois primeiros livros da trilogia Aftermath são muito próximos do final do Episódio VI – o que dificulta a ligação direta com os eventos do Episódio VII, 30 anos depois. Entretanto, nesta segunda obra, temos uma noção melhor de como a recém-formada Nova República está lidando com as forças imperiais que ainda restam na galáxia – e vemos isso de ambos os lados. Enquanto Mon Mothma, Leia e Ackbar precisam lidar com o processo de deixarem de ser forças de guerrilha combatendo um governo corrupto para tornarem-se o governo pelo qual tanto lutaram, as forças imperiais são lentamente reunidas sob figuras carismáticas que controlam seus cada vez mais escassos recursos.

O personagem misterioso do final do último livro, Gallius Rax (mais um “candidato à identidade real de Snoke”), possui muito mais cenas nesta obra – sempre pela perspectiva da Grão Almirante Sloane. Da mesma forma, exploramos um pouco mais a relação de Han Solo e Leia – e podemos ter um vislumbre dos problemas que o casal pode vir a ter para um eventual afastamento. De muitos modos, este livro se aproxima mais do que os fãs gostariam de ler acerca dos eventos entre os Ep VI e VII, embora existam diversos elementos que ainda estejam faltando – como uma explicação decente para a ausência de Luke Skywalker nos meses após a Batalha de Endor…

Caminhando para o Episódio VII

As “pontes” com o episódio mais recente da saga são bem mais claras aqui nesta obra – as sementes da Resistência e da Primeira Ordem são claras nos conflitos que o Império e a Nova República enfrentam após o Episódio VI. E acompanhamos esses eventos do lado de um interessante grupo de personagens cumprindo missões para Leia e companhia – tudo levando para um eventual confronto final entre ambas as forças da Guerra Civil Galáctica no planeta Jakku, como já sabemos de outras fontes. Se continuarem nessa linha, esperamos que o terceiro livro da saga, Aftermath – Empire’s End, nos conte ainda mais sobre os eventos e personagens dos mais novos capítulos de Star Wars.

 

autor-vinicius-alvim

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba direto no seu e-mail os melhores conteúdos do site e... 
CUPONS DE DESCONTO
das principais livrarias
QUERO RECEBER