Os Arquivos Snowden, de Luke Harding

Título: Os arquivos Snowden: a história secreta do homem mais procurado do mundo
Autor: Luke Harding
Gênero: Biografia / História Real
Páginas: 288
Editora: Leya
Onde comprar: Amazon – SaraivaSubmarinoAmericanasLivraria da Folha

As primeiras páginas de “Os arquivos Snowden” são, simplesmente, eletrizantes. O roteiro parece saído de um filme de espionagem, onde cada passo revela caminhos misteriosos e segredos das maiores potências do mundo. O mais incrível disso tudo é que trata-se de uma história real, a história do homem mais procurado do planeta: Edward Snowden.

Snowden trabalhava como analista de sistemas terceirizado na NSA (National Security Agency), a maior agência de espionagem dos Estados Unidos, onde descobriu verdades inconvenientes: a espionagem em massa de civis de todo o mundo, incluindo líderes de nações amigas. Tudo sob a desculpa de combate ao terrorismo, depois dos atentados de 11 de setembro.

Ligações telefônicas, e-mails, conversas pela internet… Nada escapava dos tentáculos da NSA e de sua aliada britânica, a GCHQ (Government Communications Headquarters).  Recusando-se a viver em um mundo onde tudo o que se fala e se escreve é monitorado e gravado, Snowden tomou uma decisão que mudaria sua vida: reunir o máximo possível de material supersecreto e divulgá-lo, no maior vazamento de informações da história.

Os arquivos Snowden: toda a cronologia do caso Snowden

“Os arquivos Snowden” conta toda a cronologia de acontecimentos do caso. Inicialmente, ficamos sabendo como é a vida de agentes de espionagem cibernética, o que fazem, onde vivem e como funcionam suas estações de trabalho – o próprio Snowden tinha uma vida confortável no Havaí, além de ter trabalho na Suíça. O livro oferece também um panorama sobre até que ponto pode chegar a vigilância, já que são fornecidas informações-chave sobre como a NSA e a GCHQ passaram a filtrar informações dos cabos submarinos de fibra ótica que ligam o mundo à internet.

Porém, o que mais chama atenção é o desenrolar da história. Os detalhes são precisos e revelam como se deu o contato de Snowden com os jornalistas do The Guardian – cuja sede precisou criptografar todos os computadores para evitar espionagem, tendo até equipamentos destruídos – sua fuga alucinada para evitar ser preso pelas autoridades dos EUA, até seu asilo na Rússia, o que suscitou rumores de que ele poderia ser um traidor de seu país natal. Uma aventura digna da ficção, mas totalmente verdadeira.

 

autor

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba direto no seu e-mail os melhores conteúdos do site e... 
CUPONS DE DESCONTO
das principais livrarias
QUERO RECEBER