O Fim da Infância, de Arthur C. Clark

Título: O fim da infância
Autor: Arthur C. Clark
Gênero: Ficção científica
Páginas: 320
Editora: Aleph
Onde comprar: AmazonSaraiva – Submarino

Em meio à Guerra Fria, as duas principais potências do globo correm contra o tempo para vencerem a corrida espacial. Mas antes dos Estados Unidos ou da União Soviética alcançarem as estrelas, o mundo observa estarrecido a chegada silenciosa de naves alienígenas. Os gigantescos discos voadores estacionam acima das principais capitais do mundo, deixando a humanidade apreensiva.

Apesar do temor inicial, logo os aliens mostram a que vieram: nada de violência, pilhagens ou quaisquer outras atrocidades que vemos em histórias do gênero. Incrivelmente, eles se mostram pacíficos e exigem que os humanos também se portem assim.

Passam a governar a Terra, sendo chamados de “Senhores Supremos”, e impõem novas regras. Logo os exércitos são abolidos, é criado um governo único mundial e todos os principais problemas que sempre assolaram o mundo tornam-se inexistentes. Uma verdadeira utopia torna-se realidade!

Seres cercados de mistérios

o fim da infância o fim da infânciaAinda assim, persistem alguns mistérios. Por que os Senhores Supremos nunca saíram de suas naves? Por quê nunca mostraram o rosto? Quais são seus verdadeiros objetivos na Terra? Seriam, de fato, apenas extraterrestres pacíficos e desejosos de trazerem benefícios ao planeta? Porque eles impedem que os humanos se lancem à conquista espacial, fazendo-os “prisioneiros” em seu próprio planeta?

Embora, no início, essas dúvidas gerem resistência em alguns grupos, os benefícios trazidos pelos novos visitantes superam quaisquer temores. A Terra vive uma era de abundância e alta tecnologia, onde todo o trabalho fica por conta de robôs. Mais de cem anos se passam após a chegada dos Senhores Supremos, e ainda resta a questão: teriam eles algum objetivo oculto?

Um clássico ainda atual

Um dos muitos clássicos de ficção científica do autor Arthur C. Clark – que também escreveu 2010: Uma Odisseia no Espaço e muitos outros, O Fim da Infância é uma das leituras obrigatórias para os fãs do gênero. Clark é incrível ao costurar os mistérios que nos fazem sempre ler mais uma página, de forma viciante.

Outra característica interessante de O Fim da Infância é como o autor aborda a passagem do tempo. A obra não é tão grande, e mesmo assim abarca um período de mais de cem anos tranquilamente: o tempo e os fatos não narrados ficam perfeitamente subentendidos, garantindo fluência na leitura.

Escrito em 1953, antes, portanto, da chegada do homem à Lua, O Fim da Infância explora um futuro alternativo usando todos os temas de ficção científica recorrentes no período em que foi publicado. Ainda assim, não trata-se de uma obra datada, podendo ser perfeitamente compreendida nos dias atuais: fruto da habilidade brilhante de Arthur C. Clark em conduzir histórias do gênero. Vale a pena conferir!

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba direto no seu e-mail os melhores conteúdos do site e... 
CUPONS DE DESCONTO
das principais livrarias
QUERO RECEBER