Piratas no Brasil, de Jean M. C. França e Sheila Hue

Título: Piratas no Brasil – As Incríveis Histórias dos Ladrões dos Mares que Pilharam Nosso Litoral
Autores: Jean Marcel Carvalho França e Sheila Hue
Gênero: História
Páginas: 224
Editora: Globo Livros
Onde comprar: Amazon Saraiva – Livraria da FolhaLivraria CulturaSubmarino

Quando você ouve falar em um pirata, qual a primeira coisa que imagina? Aquela clássica imagem do pirata com perna de pau, o olho de vidro e a cara de mau? O temido Capitão Gancho ou o atrapalhado Jack Sparrow? A realidade porém, é um pouco diferente e está mais próxima do que você pensa. Há alguns séculos, piratas saqueavam a costa brasileira e chegaram a invadir a então colônia depois de trocar balas de canhão com a marinha portuguesa. É isso que iremos encontrar no incrível livro Piratas no Brasil: As Incríveis Histórias dos Ladrões dos Mares que Pilharam Nosso Litoral, dos autores Jean Marcel Carvalho França e Sheila Hue.

O livro trata de um assunto pouco conhecido da maioria dos brasileiros. Afinal de contas, não aprendemos nas aulas de história sobre esses conturbados fatos do período colonial. Em uma época em que as grandes potências mundiais brigavam por colônias além-mar e seus preciosos produtos – do pau brasil às especiarias , ouro e prata – era comum a atividade de “corso”, ou seja, a pirataria. Capitães de navios recebiam a chamada “carta de corso”, um documento dos governos que os incorporava à marinha da nação e os autoriza a atacar e pilhar outros navios e bases de países rivais. Em resumo: os verdadeiros piratas eram navegadores que agiam com apoio de seus governos!

O que você vai descobrir em Piratas no Brasil

Piratas no Brasil trata de quatro grandes acontecimentos históricos relacionados aos corsários. Dois deles no final do século XVI e outros dois no começo do século XVIII. Os primeiros contam a história de embates entre corsários ingleses e os habitantes da colônia portuguesa que hoje chamamos de Brasil. Os dois últimos relatam as batalhas com os piratas franceses, que chegaram a invadir o litoral brasileiro.

A obra é uma verdadeira aula de história, sempre apoiada em fatos históricos confirmados e apresentados em sua bibliografia. É interessante, por vezes, notarmos como os autores colocam depoimentos e relatos dos dois lados da batalha, demonstrando pontos de vista opostos de portugueses e os invasores ingleses ou franceses. Enquanto se percorre as páginas deste livro, é possível vislumbrar um cenário diferente do que sempre imaginamos sobre esse período histórico.

As batalhas que aconteceram na costa brasileira são narradas com detalhes que nos transportam para dentro dos fatos. E é muito curioso ver como pontos tão conhecidos hoje foram palco de disputas épicas. No caso da última invasão francesa, por exemplo, milhares desses corsários chegam a invadir o do Rio de Janeiro, trocando tiros com os portugueses nas ruas da cidade!

Piratas no Brasil é, ao mesmo tempo, um brilhante relato histórico e uma narrativa que nos entusiasma. É impossível não se prender ao desenrolar das batalhas e as intrigas que envolveram as grandes potências marítimas da época. Sem dúvida, uma boa pedida para todos os interessados em história e também em uma boa aventura. E o melhor: é tudo real!

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba direto no seu e-mail os melhores conteúdos do site e... 
CUPONS DE DESCONTO
das principais livrarias
QUERO RECEBER