Jogador Nº 1, de Ernest Cline

Título: Jogador Nº 1
Autor: Ernest Cline
Gênero: Fantasia / Ficção Científica
Páginas: 464
Editora: LeYa
Onde comprar: AmazonSaraivaLivraria da Folha

Se você gosta de obras com a temática futurista, Jogador Nº 1 é uma grata surpresa do autor estreante Ernest Cline. A história se passa no ano de 2044, em um planeta Terra caótico devido à crise sem precedentes de energia. Mas não é nesse cenário que a trama de Jogador Nº 1 se desenrola na maior parte do tempo…

Praticamente toda a humanidade utiliza o OASIS, um jogo imersivo que se transformou em uma realidade virtual paralela, conectada via internet. Por meio de óculos e equipamentos que os permitem o controle total de seu avatar, as pessoas estudam, trabalham, se divertem e se comunicam virtualmente.

Em um mundo cada vez mais poluído e perigoso, isso representa uma oportunidade de economia de energia e segurança – ao mesmo tempo em que é uma fuga da cruel realidade…

Wade Watts, um herói improvável

O adolescente Wade Watts é mais um vítima pobre de um sistema social e econômico em franco colapso. Órfão, vive com parentes em uma pilha de trailers (sim, não há mais espaço para trailers, que acabam sendo empilhados na vertical).

Ele passa a maior parte do tempo no OASIS, onde frequenta a escola virtual. Mas sua principal ocupação é outra: Wade, cujo avatar se chama Parzival, é um caça-ovos.

A vida de um caça-ovos

O OASIS, simulação que une todo o mundo em 2044, foi criada por James Halliday, um nerd excêntrico e bilionário que morre e deixa um testamento intrigante: em algum lugar do jogo, ele deixou um easter-egg. O avatar que encontrá-lo herda toda sua fortuna e o controle do game.

Logo após a divulgação do testamento, todo o planeta inicia uma desesperada corrida em busca do ovo. Mas o OASIS tem milhares de mundos, tornando praticamente impossível a jornada.

A maioria desanima, mas alguns se mantêm fiéis à caçada. Parzival (Wade) é um desses caça-ovos. Ele e os outros caçadores tornam-se obcecados pela vida de Halliday, gastando horas diárias de estudo sobre seus hábitos e gostos – basicamente cultura nerd e dos anos 80.

Parzival passa seus dias jogando jogos antigos, ouvindo músicas e assistindo filmes e séries da década. Como seu avatar não tem dinheiro, ele tem acesso a um único planeta dentro do OASIS: aquele no qual fica sua escola virtual. Mesmo assim, faz o seu dever de casa de caça-ovos, sabendo cada vez mais sobre James Halliday.

A grande virada e o grande perigo

Tudo começa a mudar quando Parzival descobre que o primeiro portão para encontrar o easter-egg está no mundo de sua escola. Logo ali, embaixo de seu nariz, e no único lugar onde ele tinha acesso!

A partir daí, sua vida dentro do jogo começa a mudar. Ele passa a ter créditos suficientes para desbravar o OASIS e se torna mundialmente famoso (mesmo que ninguém saiba quem ele é na verdade).

Ao mesmo tempo, precisará lidar com os Seis – um grupo de avatares da Innovative Online Industries (IOI), multinacional que fará de tudo para encontrar o ovo, tomar o controle do jogo e torná-lo pago, limitando seu acesso.

Parzival descobrirá que a IOI está disposta inclusive a lhe trazer problemas no mundo real para que ele não consiga chegar ao seu objetivo… Além disso, há outros caça-ovos lutando pela conquista – uma delas, por quem Parzival vai se apaixonar, mesmo sem nunca tê-la conhecido pessoalmente.

Jogador Nº 1: uma incrível obra de fantasia

Jogador Nº 1 parece começar um tanto quanto “arrastado” pelo excesso de descrições, mas logo fisga o leitor com seu caminhão de referências do mundo geek e uma trama que fica cada vez mais interessante.

O que mais chama atenção é a recriação on-line dos mundos da ficção, e mesmo a possibilidade de transportar a vida para dentro dessa realidade. Afinal de contas, é nela que praticamente tudo acontece.

Logo logo você é transportado para esse mundo virtual onde tudo é possível, até os sonhos de quem nunca teve nada. Leia e descubra se Parzival vai finalmente encontrar o ovo e o mais importante: encontrar a si mesmo!

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba direto no seu e-mail os melhores conteúdos do site e... 
CUPONS DE DESCONTO
das principais livrarias
QUERO RECEBER