Biblioteca Britânica Alerta: NUNCA Use Luvas ao Manusear Livros

Uma pergunta rápida: qual melhor forma de conservar seus livros, principalmente quando são antigos? Será que usar luvas seria uma boa opção? Apostamos que essa foi uma das primeiras coisas que você pensou… Mas parece que NÃO é uma boa ideia! Pelo menos essa é a recomendação da Biblioteca Britânica!

No site oficial da instituição, os responsáveis contam que os comentários são sempre os mesmos toda vez que apresentam um livro ou manuscrito raro em algum programa de TV. Uma imensidão de pessoas enviam críticas, com mensagens falando que eles se esqueceram de colocar luvas!

Apesar da louvável preocupação do público, há um motivo sério para isso… Ao contrário do que muita gente acredita, o uso de luvas pode ser pior para a conservação das obras. E as razões são mais simples do que você imagina.

Usar ou não usar luvas? Eis a questão

Segundo a biblioteca, o melhor é manusear os livros com as mãos secas e limpas. Os motivos são surpreendentemente lógicos: ao usar luvas, a habilidade das mãos ficam um pouco prejudicadas. E isso aumenta muito a possibilidade de algum acidente que cause danos piores à obra, como rasgos e amassados!

Além disso, há a possibilidade da luva acumular poeira e outros detritos, que acabam sendo passados para as páginas. Outro problema importante é que elas podem retirar pigmentos e assim danificar a impressão original. Pois é, aposto que você não imaginava que, apesar das boas intenções, o uso de luvas causaria tantos riscos!

O vídeo abaixo mostra essas situações na prática. Veja e tire suas próprias conclusões:

E agora, está convencido? Então, se precisar manusear algum livro raro ou antigo, diga não às luvas! Lave as mãos, seque bem e tenha cuidado.

Aproveite a dica e mantenha seu acervo melhor preservado, e por mais tempo!

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba direto no seu e-mail os melhores conteúdos do site e... 
CUPONS DE DESCONTO
das principais livrarias
QUERO RECEBER