Número Zero: o último livro de Umberto Eco

Título: Número Zero
Autor: Umberto Eco
Gênero: Romance
Páginas: 208
Editora: Record
Onde comprar: Amazon  SubmarinoAmericanas.comSaraivaLivraria da Folha

Número Zero é o mais recente livro de Umberto Eco, internacionalmente famoso pelos romances O nome da rosa (1980) e O pêndulo de Foucault (1988). Infelizmente, este novo best-seller é também seu último livro: o autor italiano, que também era filósofo, semiólogo e linguista, morreu no dia 19 de fevereiro, em Milão.

A história de Número Zero se passa na Itália de 1992, quando Colonna, o personagem principal, é contratado pelo misterioso senhor Simei para integrar uma equipe de redatores de um novo jornal, chamado “Amanhã”. Porém, as intenções de Simei são definitivamente escusas: o jornal seria criado para difamar e chantagear, na intenção de beneficiar seu proprietário, um também obscuro magnata. Colonna é o único a saber da verdade: que o jornal talvez nem seja publicado…

Número Zero como manual de mau jornalismo

Número Zero Umberto Eco
Umberto Eco foi também um grande estudioso e professor, tendo lecionado nas universidades de Bolonha, Yale e Harvard. Em Número Zero, apresenta uma crítica ao mau jornalismo ao mostrar as artimanhas – plenamente antiéticas – que podem permear a profissão.

E é assim, expondo o que NÃO se deve fazer, que Número Zero já vem sendo considerado “uma boa aula de mau jornalismo”. Possivelmente, ao lado de Apocalípticos e Integrados (1964), a ficção pode vir a fazer parte da bibliografia dos cursos universitários de jornalismo.

As teorias da conspiração em Número Zero

Convivendo com os colegas de trabalho, Colonna conhece Braggadocio, um jornalista paranoico que diz investigar verdades ocultas, segundo ele relacionadas à história da Itália desde a Segunda Guerra. As teorias da conspiração de Braggadocio envolveriam a maçonaria, os assassinatos de Mussolini, do papa João Paulo I, a CIA, terroristas e atentados manipulados pelos serviços secretos.

Subitamente, Colonna se vê envolvido em uma história que até então parecia loucura, mas que começa a mostrar-se real, colocando-o em meio a uma turbulência de incertezas, medos e paranoias. Para onde fugir? Afinal, qual será realidade?

 

 

autor-vitor-campanha

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba direto no seu e-mail os melhores conteúdos do site e... 
CUPONS DE DESCONTO
das principais livrarias
QUERO RECEBER