Nova Ortografia: conheça as 4 principais mudanças

Aí está um assunto que todo mundo quer saber e que gera dúvidas infinitas. Sei que toda hora você acaba dando aquela googleada para saber se o bendito hífen foi-se embora ou continua, nessa ou naquela palavra, por exemplo. O intuito deste post é fazer um resumão mais simples, enumerando as 4 principais mudanças da Nova Ortografia.

Depois, em outros textos, vou falando com mais detalhes sobre cada uma dessas novidades (nem tão novas assim, né?). Então BORA ver os 4 itens?

1 – Acentuação

a) Na Nova Ortografia os ditongos abertos ei, oi e eu NÃO tem mais o acento em palavras paroxítonas. Por isso, agora escrevemos ideia, heroico, jiboia… e noia. (Mas, atenção, nas palavras oxítonas, como anéis, o acento continua firme e forte).

b) O acento diferencial, que identificava palavras homográficas (que escrevem igual, saca?) NÃO é mais usado. Por exemplo: antes a terceira pessoa do verbo parar era acentuada – “Ele pára o carro“. Agora, fica “Ele para o carro“. (Menos nos verbos pôr e pôde: “Ele vai pôr a mão no fogo por você“, “Ele pôde fazer isso ontem“.)

c) Os hiatos terminados em ee e oo também perderam o acento. Exemplos: perdoo, voo, enjoo, leem.

2 – Trema

"Deixa minha trema em paz, ok?
“Deixa minha trema em paz, ok?”

Com a Nova Ortografia, a famigerada trema simplesmente não é mais usada. Acabou. Morreu. Foi-se. Exemplo de frase que antes era extremamente cheia de tremas e agora está mais agradável:

O sequestro dos tranquilos apreciadores de linguiça aconteciam com frequência.”

Exceção para os nomes próprios. Você não vai querer tirar o trema da Gisele Bündchen, né?

3 – Hífen

gif escrevera) NÃO usamos mais o hífen se o segundo elemento começa com S ou R. E se a primeira palavra terminar com vogal, dobramos as letras. Exemplo: contrarregraautossuficiência.

b) Também NÃO usamos mais o hífen quando o primeiro elemento é um prefixo terminado em vogal, e o segundo começa com outra vogal diferente. Exemplo: autoescola, autoimune. (Se a segunda palavra começar com H, o hífen permanece, como em anti-herói.)

4 – Alfabeto

Essa é uma das mudanças mais simples, para a felicidade de todos. Antes, as letras K, W e Y não eram consideradas parte do nosso alfabeto. Agora, na Nova Ortografia, ao invés de 23, temos 26 letras. Kaio, Washington e Yago respiram aliviados!

 

autor

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba direto no seu e-mail os melhores conteúdos do site e... 
CUPONS DE DESCONTO
das principais livrarias
QUERO RECEBER