Qual é o menor livro do mundo?

Já falamos aqui aqui no Escrever e Ler sobre o maior livro do mundo, um baita exemplar d’O Pequeno Príncipe que poderia se chamar “O enorme príncipe”. Bom, se existe o maior, tem que existir o menor livro do mundo, não é mesmo? E para se fazer este livro, é claro que muita tecnologia seria necessária. A proeza é de uma empresa japonesa, a Toppan Printing, que usou uma tecnologia de impressão ultrafina para produzir o livro de 0,75 milímetros. Isso é menos que a cabeça de uma agulha, como você pode ver na foto.

O menor livro do mundo tem 22 páginas e se chama “Flores das Quatro Estações”. E aí você pode estar se perguntando: “O que dá pra escrever em 22 páginas de menos de um milímetro?” A resposta é: pode-se não só escrever, como também ilustrar! O pequeno livro é um compêndio com ilustrações da flora do arquipélago japonês. Cada flor – dentre elas, as tradicionais ameixeiras e cerejeiras – está devidamente registrada com imagem e nome, em diversos alfabetos da língua japonesa!

Quer ler o menor livro do mundo? Prepare a lente de aumento!

Se você quiser ler o menor livro do mundo, vai precisar de uma ajudinha extra. Isso porque é praticamente impossível conseguir lê-lo sem uma lente de aumento! O recorde anterior era de um livro russo, uma edição de “O Camaleão”, do autor Anton Pavlovitch Tchecov. Esse livro também tinha ilustrações, em três cores e 30 páginas – cada uma com apenas 11 linhas escritas.

A obra japonesa está exposta em um museu no bairro de Bunkyo, em Tóquio. Caso queria levar o pequenino pra casa, também é possível. A editora Toppan Printing está vendo o livrinho por 29.400 ienes. Em dólares, o valor é de cerca de US$ 305. Ah! A versão acompanha uma edição ampliada e claro, uma lupa! E então? Que tal levar pra casa o menor livro do mundo?

 

Comentários

comentários

2 comentários em “Qual é o menor livro do mundo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba direto no seu e-mail os melhores conteúdos do site e... 
CUPONS DE DESCONTO
das principais livrarias
QUERO RECEBER