Guia Politicamente Incorreto da Filosofia, de Luiz Felipe Pondé

Título: Guia Politicamente Incorreto da Filosofia
Autor: Luiz Felipe Pondé
Gênero: Filosofia
Páginas: 230
Editora: Leya
Onde comprar: Amazon – Saraiva

O velho ditado sobre não julgar um livro pela capa cabe perfeitamente quando falamos sobre o Guia Politicamente Incorreto da Filosofia. Para ser mais exato, é melhor aqui não julgar o livro pelo título, pois a obra do polêmico filósofo Luiz Felipe Pondé não exatamente um guia como os outros da série. Na verdade, trata-se de um ensaio do autor, no qual faz críticas veementes ao que chama-se, atualmente, de “politicamente correto”.

Com muita ironia, Luiz Felipe Pondé se vale do pensamento de autores como Nietzsche, Darwin, e até o escritor brasileiro Nelson Rodrigues, para defender um ponto de vista bastante contestado: grupos e movimentos de minorias, como o LGBT e feminista, estariam “exagerando no politicamente correto” em busca do “monopólio do sofrimento”. Como de costume em seus ensaios e colunas, Pondé também faz críticas veementes à esquerda.

As polêmicas de Luiz Felipe Pondé

Obviamente, posições tão polêmicas são alvos de inúmeras críticas. “Reacionário”, “conservador” e “elitista” são apenas alguns dos “títulos” concedidos a Pondé – que, a julgar por seus textos, não se importa e prossegue “lutando” contra o que chama de “a praga do politicamente correto”.

A impressão mais forte ao ler sobre o Guia Politicamente Incorreto da Filosofia é que Luiz Felipe Pondé passa um bom tempo provocando propositalmente, em tom de deboche, a ira dos “politicamente corretos”. Para isso usa argumentos pouco complexos como “o mundo está virando um grande churrasco na laje e o futuro é brega”, ou simplesmente “as feministas são assim porque são feias”…

Embora, particularmente, não concorde com o pensamento do autor, acredito que compreender, ou ao menos conhecer pensamentos diferentes é sempre útil – mesmo que para discordar e ainda que pareçam uma grande implicância, como é o caso de o Guia Politicamente Incorreto da Filosofia. Leia e tire suas conclusões!

 

autor-vitor-campanha

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba direto no seu e-mail os melhores conteúdos do site e... 
CUPONS DE DESCONTO
das principais livrarias
QUERO RECEBER