19 Livros Sobre a Segunda Guerra Mundial para Entender o Conflito

Após durar 6 anos e ocasionar a morte de milhões de pessoas, a II Guerra é uma das piores páginas da história da humanidade. Ainda assim, e talvez por isso mesmo, é importante que se conheça sobre o tema. Seja para entender as dinâmicas do conflito e seus resultados mundo, seja para evitar que algo ocorra novamente no futuro, o assunto ainda chama muita atenção. Para ajudar, fizemos uma lista de livros sobre Segunda Guerra Mundial.

A bibliografia sobre o conflito é vasta, então reunimos algumas das obras mais relevantes. Optamos nesse post por trazer livros sobre Segunda Guerra Mundial que falam especificamente do conflito, ou seja, livros de não-ficção. Em breve faremos um post com romances e outras obras ficcionais que tem a guerra como pano de fundo. Fique ligado para não perder!

Então, vamos à lista:

Livros sobre Segunda Guerra Mundial

1 – História da Segunda Guerra Mundial (David Jordan)


Livro que faz um panorama geral do conflito nos vários locais em que as batalhas ocorreram: Europa, Mediterrâneo, África e Pacífico.

Apresenta a Segunda Guerra de forma sequencial, desde antes de sua eclosão até o seu final. Um dos pontos que valorizam a obra são suas fotos reais do conflito.

Onde comprar: Amazon

 

2 – Ascensão e queda do Terceiro Reich (William L. Shirer)


William L. Shirer foi um jornalista da rede americana CBS que trabalhou como correspondente na Alemanha até os anos 40. O repórter acompanhou os primeiros passos do nascimento do nazismo e o início da guerra, até que seu próprio trabalho ficasse impossível devido à censura.

A vivência de Shirer o possibilitou escrever Ascensão e queda do Terceiro Reich, considerada uma das mais importantes obras sobre o tema. Dividida em 2 volumes, é indispensável para estudiosos e interessados em livros sobre Segunda Guerra Mundial.

Onde comprar: AmazonSaraiva

 

3 – Memórias da Segunda Guerra Mundial (Winston Churchill)

 

Winston Churchill foi o primeiro-ministro britânico durante a II Guerra e uma das personalidades mais marcantes e conhecidas do século XX. O que nem todos sabem é que ele também escreveu um livro sobre o conflito, tendo recebido o Nobel de Literatura em 1953.

Memórias da Segunda Guerra Mundial relata eventos importantes, como o ataque a Pearl Harbor e a formação dos Aliados, pela ótica de um dos principais atores envolvidos, tornando-se assim uma obra de inestimável valor.

Onde comprar: Amazon

 

4 – Operações Secretas da Segunda Guerra Mundial (Jesús Hernández)

Enquanto boa parte dos livros sobre Segunda Guerra Mundial falam sobre as batalhas e seus principais comandantes e políticos, Operações Secretas da Segunda Guerra Mundial fala sobre os bastidores.

Cada país buscava, por meio de espionagem, sabotagens, assassinatos, sequestros, entre outras artimanhas, mudar a balança da vitória para o seu lado. Um livro interessante justamente por abordar situações pouco conhecidas mas que tiveram importantes repercussões na história.

Onde comprar: AmazonSaraivaSubmarino

 

5 – Enigmas e Mistérios da Segunda Guerra Mundial (Jesús Hernández)

Em mais uma curiosa obra, Jesús Hernández aborda fatos pouco conhecidos sobre a Segunda Guerra Mundial – histórias que já se tornaram “lendas” e permanecem inexplicáveis até os dias de hoje.

Afinal, onde estariam os restos mortais de Hitler? Qual a relação entre o Triângulo das Bermudas e a Segunda Guerra?

Esses são só alguns dos mistérios abordados pelo autor nessa interessante obra.

Onde comprar: AmazonSaraiva


6 – A Segunda Guerra Mundial – História e Estratégias (Philippe Masson)


Mais uma das obras amplas e indispensáveis sobre a II Guerra, A Segunda Guerra Mundial – História e Estratégias fala não só da história do conflito, mas de todo o contexto do momento em que ele eclodiu.

Além de uma cronologia do evento, Philippe Masson aborda estratégias, a geopolítica mundial, características logísticas e econômicas do período.

Onde comprar: AmazonSaraiva

 

7 – Éramos jovens na guerra – cartas e diários de adolescentes que viveram a Segunda Guerra Mundial (Sarah Wallis e Svetlana Palmer)


O que pensavam adolescentes que viveram o horror da Segunda Guerra Mundial? É o que você poderá descobrir nesse incrível livro que reúne escritos inéditos de 16 jovens das diferentes nações que lutaram entre si no conflito.

Eles são americanos, russos, alemães, japoneses, poloneses e franceses que cresceram no período da guerra e contam, em primeira mão, suas visões e temores sobre a vida e o mundo.

Onde comprar: AmazonSaraiva

 

8 – Stalingrado: o Cerco Fatal (Antony Beevor)


A segunda maior cidade da União Soviética foi praticamente destruída em uma das maiores batalhas da história. Durante um ano, os russos resistiram e defenderam suas posições com afinco nunca antes visto.

Se capturada, a cidade serviria como porta de entrada para poços de petróleo que poderiam mudar a Segunda Guerra a favor dos nazistas. A obra conta com novos documentos alemães e soviéticos, além de entrevistas com sobreviventes do confronto.

Onde comprar: AmazonSaraiva – Americanas

 

9 – High Hitler – Como o Uso de Drogas Pelo Führer Pelos Nazistas Ditou o Ritmo do Terceiro Reich (Norman Ohler)


Um dos mais novos e polêmicos livros sobre Segunda Guerra Mundial aborda um lado totalmente novo do conflito: o uso de drogas por Hitler e pelos soldados alemães.

Durante 5 anos, o jornalista Norman Ohler reuniu pesquisas e entrevistas sobre o assunto.

Segundo ele, Theodor Morell, o médico pessoa de Hitler, administrava ao führer nada mais nada menos que cerca de 74 drogas. Alguns documentos mostram também que, ao menos durante as primeiras invasões alemãs, os soldados nazistas lutavam empolgados à base de metanfetaminas.

Um livro intrigante que está levando a muitos debates entre os estudiosos.

Onde comprar: AmazonSaraivaSubmarino

 

10 – Caçada à Bomba Atômica de Hitler (Damien Lewis)

Os esforços alemães para ganhar a guerra avançavam por várias áreas.

Uma delas era também a nuclear. Nessa incrível obra, o autor relata a busca das forças especiais do Reino Unido pelos cientistas nazistas responsáveis pela bomba atômica alemã – algo que poderia mudar o destino da guerra.

Um livro eletrizante à moda de um thriller de espionagem, mas que trata-se uma história real.

Onde comprar: AmazonSaraiva

 

11 – O carisma de Adolf Hitler (Laurence Hees)


Reunindo vários documentos e entrevistas, Laurence Hees relata aspectos importantes sobre a personalidade de Adolf Hitler. Apesar de ter dificuldades de manter relações normais com outras pessoas, ao discursar ou tentar convencê-las de suas ideias Hitler era extremamente carismático.

Seu poder de convencimento o levou ao poder absoluto, e provavelmente foi um fator decisivo para o início e o fim da II Guerra. Clique aqui para conferir nossa resenha exclusiva sobre o livro

Onde comprar: AmazonSaraivaSubmarino

 

12 – Os Diários de Victor Klemperer (Victor Klemperer)


O professor judeu Victor Klemperer relatou sua vivência em diários entre 1933 e 1945. Um dos raros relatos de um judeu que viveu na Alemanha durante o período e sobreviveu, a obra é considerada única e importantíssima.

Os Diários de Victor Klemperer ajudam a compreender o momento da guerra e desmistifica alguns lugares comuns, como o de que pouco se sabia sobre as atrocidades cometidas pelo regime nazista durante o conflito. Segundo o professor Klemperer, havia indícios claros do extermínio que eram ignorados por muitos.

Onde comprar: AmazonSaraiva

 

13 – Inferno: o Mundo em Guerra (Max Hastings)


O autor, jornalista e ex-correspondente de guerra, fala sobre o conflito de forma abrangente, do início ao fim. O mérito da obra é se pautar também nas histórias de pessoas comuns, que viveram e morreram nesses tempos difíceis.

Hastings reúne cartas, diários, depoimentos e livros que contam o lado de cada um durante a Segunda Guerra.

Onde comprar: AmazonSaraiva – Livraria da Folha

 

14 – Dresden – Terça-feira – 13 de Fevereiro de 1945 (Frederik Taylor)


Quando se fala nas atrocidades da guerra, sempre lembra-se do holocausto ou do bombardeio de Hiroshima e Nagasaki. Mas existe outro fato considerado igualmente nefasto: o bombardeio da cidade alemã de Dresden.

Da forma mais imparcial possível, o historiador Frederik Taylor aborda o ocorrido, buscando estimar um número correto de vítimas e compreender se realmente a cidade era usada pela máquina de guerra nazista – ou se as toneladas de bombas jogadas no local trataram-se apenas de crueldade.

Onde comprar: AmazonSaraivaSubmarino


 

15 – Segunda Guerra Mundial – Vitória no Pacífico (Karen Farrington)


Obra que trata de uma parte um pouco menos explorada pelos livros: as lutas entre os Aliados e o exército japonês no oriente.

Segunda Guerra Mundial – Vitória no Pacífico, fala de forma ampla sobre essa parte do conflito, desde o ataque do Japão a Pearl Harbor até a vitória aliada em Okinawa, colocando fim ao sonho expansionista do império japonês.

Onde comprar: AmazonSaraivaSubmarino

 

16 – Segunda Guerra Mundial – Vitória na Europa (Karen Farrington)

 

Em outra excelente obra, Karen Farrington fala da invasão decisiva que levou os aliados à vitória na Segunda Guerra.

Desde as praias da Normandia até o interior da França ocupada, passando pelos Países Baixos e chegando até Berlim, as história são contadas a partir de relatos de soldados e civis, homens e mulheres dos dois lados do conflito: britânicos, norte-americanos e alemães.

Onde comprar: AmazonSaraiva – Submarino

 

17 – O Dia D: a batalha culminante da Segunda Guerra Mundial (Stephen Ambrose)

O Dia D, de Stephen Ambrose, é baseado em cerca de 1400 relatos verdadeiros de soldados que participaram do desembarque na Normandia. Essas histórias, compiladas pelo Eisenhower Center of American Studies, mostram um retrato de um dos maiores eventos da história pela ótica dos próprios atores.

Considerado um dos melhores livros sobre a operação de invasão da Europa pela tropas americanas, O Dia D é leitura obrigatória para estudiosos e interessados sobre o assunto.

Onde comprar: AmazonSaraiva

 

18 – Dia D (Antony Beevor)


Do aclamado Antony Beevor, também autor dos best sellers Berlim 1945 e Stalingrado, Dia D tem todos os elementos que levaram seus outros livros sobre Segunda Guerra Mundial ao sucesso: uma linguagem acessível e uma narrativa conduzida de forma magistral, que leva o leitor direto ao cenário descrito.

Onde comprar: AmazonSaraivaLivraria da Folha

 

19 – Uma mulher em Berlim (Autora anônima)


Um relato marcante e forte, Uma mulher em Berlim é o diário de uma mulher alemã na capital do país nos momentos finais da Segunda Guerra.

A narração mostra o ponto de vista feminino sobre o término do conflito, falando da fome, da incerteza e da violência – inclusive sexual – dos invasores russos ao chegarem na cidade.

Onde comprar: AmazonSaraiva

 

Conhece outros livros sobre Segunda Guerra Mundial que não estão nessa lista? Envie pra gente nos comentários para que possamos adicionar à postagem!

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba direto no seu e-mail os melhores conteúdos do site e... 
CUPONS DE DESCONTO
das principais livrarias
QUERO RECEBER