15 Livros sobre Rock para você começar a ler hoje

Hoje é dia de Rock, bebê! Um dos ritmos musicais mais cultuados e controversos de todos os tempos, o bom e velho rock é conhecido pelas histórias de seus polêmicos artistas. Fizemos uma lista com 12 livros sobre rock pra você ler enquanto curte um som! Então, aumenta o volume e pegue o seu preferido… Só não vai ficar batendo cabeça, isso pode complicar um pouco a leitura!

Livros sobre Rock – Histórias, sociedade e cultura

1 – O Livro dos Mortos do Rock

Todo mundo sabe que muitos ídolos do rock tiveram mortes trágicas. Esse é apenas um dos pontos abordados no livro, que fala de Jimi Hendrix, Janis Joplin, Jim Morisson, Elvis Presley, John Lennon, Kurt Cobain e Jerry Garcia. Em “O livro dos mortos do rock” você conhecerá a fundo também a VIDA desses ícones: seu lado humano, pelo que lutavam, quais eram suas ambições… Entre em uma jornada pela vida dos rockstars com o autor David Comfort!

Onde comprar: AmazonSaraiva 

 

2 – Breve História do Rock

Este livro conta os detalhes sobre como o rock se desenvolveu ao longo do tempo. Quais são os elementos que formaram o estilo? De onde vieram? Como evoluíram até o que chamamos hoje de rock? Por que bandas de diferentes estilos podem ser consideradas bandas de rock? Descubra tudo em “Breve História do Rock”, de Ayrton Mugnaini Jr.

Onde comprar: Amazon Submarino

 

3 – Segredos e Lendas do Rock

Um livro para saciar os mais curiosos com histórias polêmicas e controversas de grandes astros do rock.  Sérgio Pereira Couto conta tudo, de detalhes divertidos a casos que mais parecem lendas urbanas. Seja você um fã do gênero ou pelo menos alguém que gosta de entender os bastidores da fama, essa é uma boa opção!

Onde comprar: AmazonSaraiva

 

4 – Almanaque do Rock & Filosofia

Pra muita gente, o rock é mais que um ritmo musical: é um estilo de vida! Neste livro, o autor Antero Leivas fala da influência do rock na geração beat, nos anos 50, após a Segunda Guerra. Além de apresentar a relação entre drogas e as mortes precoces dos grande astros, o “Almanaque do Rock & Filosofia” tem um detalhe especial para os brasileiros: um capítulo inteiro dedicado ao maluco beleza Raul Seixas.

Onde comprar: Amazon Saraiva

 

5 – Dias de Luta: o Rock e o Brasil dos Anos 80

Os anos 80 presenciaram um grande boom do rock nacional, com o surgimento de astros e legiões de fãs fanáticos pelos seus ídolos. Em “Dias de Luta: O Rock e o Brasil dos Anos 80”, o jornalista Ricardo Alexandre conta a ascensão e a queda do ritmo nessa década, além de suas relações com a sociedade brasileira naquele momento.

Onde comprar: Saraiva

 

6 – As raízes do rock

Obviamente, como o próprio nome já diz, “As raízes do rock” busca apresentar as origens do ritmo, levando em consideração o contexto social e cultura dos anos 30. Descubra com o autor Florent Mazzoneli como e quais foram os grandes artistas que plantaram as sementes do rock, possibilitando que ele se tornasse o que é hoje; conheça os primeiros discos e astros mitológicos que iniciaram a saga do badalado ritmo.

Onde comprar: AmazonSaraiva – Livraria da Folha

 

7 – Rock and Roll: Uma História Social

Este é mais um dos livros sobre rock que contam sua relação com a sociedade em suas primeiras décadas de criação. Viaje com o autor Paul Friedlander até os momentos iniciais do rock, do seu berço do rhythm and blues às batidas dos anos 80, buscando um ponto de vista mais amplo sobre o gênero musical e seu relacionamento com a política e a sociedade.

Onde comprar: Saraiva

 

8 – O Som da Revolução: Uma História Cultural do Rock (1965-1969)

O rock sempre foi mais que um estilo musical. Ele foi parte de uma verdadeira revolução cultural que mudou os costumes de pessoas de todo o mundo. Rodrigo Merherb aborda esse caldo de cultura e como as músicas e modo de vida de astros como Jimi Hendrix, Beatles, Pink Floyd e Bob Dylan marcaram uma geração e influenciaram as seguintes.

Onde comprar: Amazon

 

 

Biografias

9 – Vida (Keith Richards)

Autobiografia do lendário guitarrista dos Rolling Stones. Keith Richards revela detalhes até então desconhecidos do público. Desde sua infância até a ascensão meteórica de sua carreira e, claro, seu abusos: drogas, prisões e sexo. Em resumo, uma vida pautada no velho lema “sexo, drogas e rock n’roll”.

Onde comprar: AmazonSaraiva  

 

10 – Nothin To Lose: A Formação do Kiss

São mais de 100 milhões de discos vendidos desde os anos 70, e uma legião de fãs que fariam tudo por um dos grupos mais conhecidos da história do rock. Entenda como o Kiss virou um fenômeno levando ao limite as principais características das bandas de hard rock das décadas passadas, como o excesso de maquiagem e as roupas chamativas. Mas “Nothin To Lose: A Formação do Kiss”, de Ken Sharp, não é só um livro sobre estilo. O autor vai fundo e conta histórias inéditas, contadas em entrevistas tanto com os membros da banda quanto com produtores, roadies, engenheiros de som e todos que estiveram presentes nesses 40 anos de sucesso do Kiss. Este é um daqueles livros sobre rock que nos dão a dimensão exata sobre tudo que envolve o gênero!

Onde comprar: Amazon – Ponto Frio

 

11 – Eu sou Ozzy (Ozzy Osbourne)

Sabe aquela história de morder um morcego? Esse é apenas um dos casos controversos da carreira de Ozzy Ousborne, fundador do Black Sabbath. Dos exageros dos tempos da banda até sua carreira solo também de sucesso, Ozzy detalha tudo em sua autobiografia – que conta, inclusive, com uma de suas últimas peripécias: a participação no reality show The Osbournes, da MTV.

Onde comprar: Amazon – Saraiva

 

12 – Mais pesado que o céu (Kurt Cobain)

Livro que conta a vida de Kurt Cobain, vocalista do Nirvana, desde sua infância, quando morava com a família de um trailer, até sua ascensão e morte. Em “Mais pesado que o céu”, o autor Charles Cross esmiúça os detalhes que transformaram o jovem Cobain em o ídolo de uma geração, que sacudiu as estruturas do rock nos anos 90 e é lembrado até hoje.

Onde comprar: Amazon  Saraiva

 

13 – Magical Mystery Tours: Minha Vida com os Beatles

Este não é só mais um dos livros sobre rock que encontramos por aí… É um relato real feito por um amigo de infância dos membros daquela que é considerada a maior banda de todos os tempos. Tony Bramwell cresceu junto com George Harrison, Paul McCartney e John Lennon, vindo também a trabalhar na banda desde seu início, nos anos 60. Conheça histórias inéditas de quem conviveu com os Beatles da infância até suas carreiras meteóricas.

Onde comprar: AmazonAmericanas

 

14 – David Bowie – Uma vida em Canções

Além de um conceituado jornalista da revista Rolling Stone, o autor Rob Sheffield é um grande fã de David Bowie. Na obra, Sheffield aborda as diversas fases do astro, falando sobre turnês, músicas e discos. A biografia é recheada de informações sobre o contexto do rock graças ao vasto conhecimento do autor no assunto. Imprescindível para qualquer fã.

Onde comprar: Amazon

 

15 – Janis (Janis Joplin)

Em meio a uma turbulenta e intensa década, Janis Joplin surgiu como uma estrela arrebatando a todos com seu indescritível tom de voz. Mas afinal, quem foi Janis? Vida e morte vem à tona nessa obra biográfica não-linear, onde eventos da vida da cantora são esmiuçadas em forma de monólogo.

Onde comprar: Amazon

 

 

Quer receber mais listas como essa direto no seu e-mail? É só se cadastrar pra ficar por dentro de tudo o que rola no Escrever e Ler. É de graça!



Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba direto no seu e-mail os melhores conteúdos do site e... 
CUPONS DE DESCONTO
das principais livrarias
QUERO RECEBER