6 Livros sobre a Copa do Mundo para Você Virar um Craque no Evento

Preparado para belas jogadas? Quer conhecer um pouco mais sobre a Copa? Ler livros sobre a Copa do Mundo é o melhor caminho… Um caminho que fará você viajar no mundo do futebol.

Se pararmos para fazer pesquisas, vamos ver que existem muitas histórias curiosas em meio a toda a trajetória das Copas desde quando ela foi iniciada.

Como você já deve saber, a Copa do Mundo FIFA, mais conhecida no Brasil pelo antigo nome “Copa do Mundo”, é uma competição internacional de futebol que ocorre a cada quatro anos.  A primeira ocorreu em 1928 na França, sob a liderança do presidente Jules Rimet.

Vamos juntos explorar esse mundo?

Leituras que te ajudarão nesta viagem pela linha do tempo do futebol

Veja abaixo as melhores sugestões de livros sobre a Copa do Mundo:

1 – A História do futebol na União Soviética, de Emanuel Leite Júnior

livro futebol na uniao sovieticaConcatenando com os ares russos da Copa do Mundo de 2018, este livro conta a história do futebol que por lá já passou. Após a revolução Russa de 1917, o esporte surgiu como propagador da imagem da União Soviética.

Emanuel relata sobre essas histórias fazendo uma análise bem densa da história da seleção russa, dos clubes e jogadores que fizeram parte deste momento.

Onde comprar: Sebos (Clique aqui para ver uma lista de sebos online)

 

2 – Os 55 maiores jogos das Copas do Mundo, de Paulo Vinicius Coelho

Paulo Vinicius retoma neste livro jogos históricos das copas do mundo, e não só os relembra como também analisa de forma bem intensa e com riqueza de detalhes.

Muito preciso na informações e críticas, o jornalista Paulo esmiúça as táticas das equipes de futebol e pega relatos e opiniões de seus colegas jornalistas para comparar seus pontos de vista.

Onde comprar: AmazonSaraiva

 

3 – Campeões da raça, de Fábio Mendes

O racismo impera até hoje, entretanto, nos anos de 1950 ele era mais latente, silencioso e desumano dentro do futebol brasileiro.

Se houvesse derrotas, elas eram incessantemente atribuídas aos jogadores negros, tidos como medrosos e fracos.

Na esteira desses fatos, o jornalista Fábio Mendes conta os pormenores destas ocasiões históricas, com depoimentos, fotos e reproduções de jornais da época.

Ele vai citar nomes como Pelé, Didi, Garrincha e Djalma Santos, ícones renomados na história futebolística, deixando cair por terra o imperioso racismo, fazendo bonito e com raça a conquista da Copa de 1958.

Onde comprar: No site oficial

 

4 – Com a taça nas mãos, de Lívia Gonçalves Magalhães

Lívia Gonçalves desenvolve nesta obra um apanhado das Copas de 1970 e 1978, deixando claro que futebol e política podem andar juntos.

A autora demonstra como as conquistas de Brasil (70) e Argentina (78) foram usadas para fins políticos nas mãos dos generais de ambos os países.

Onde comprar: Amazon

 

5 – Sarriá 82 – O que faltou ao futebol-Arte? De Gustavo Roman e Renato Zanata Arnos

A obra narra a história da Seleção de 1982 desde a preparação até o jogo contra a Itália.

Mesmo os experts em futebol irão se surpreender com os detalhes técnicos e táticos de todos os jogos da Copa e dos amistosos preparatórios, passando pelos treinos e buscando respostas para a derrota de um time com tanta visibilidade e possibilidade de vencer.

Onde comprar: Amazon Saraiva

 

6 – Dossiê 50, de Geneton Moraes Neto

Qual a explicação para o Maracanazo na Copa de 1950? Como explicar uma derrota tão representativa na história das Copas do Mundo?

Em Dossiê 50 certamente você entenderá melhor! Para adiantar: Geneton Moraes tem relatos dos 12 personagens que fizeram história naquele momento – os 11 jogadores da seleção e seu técnico Flávio Costa.

Onde comprar: Amazon  Saraiva

Conhece mais alguma obra que pode estar nessa lista de  livros sobre a Copa do Mundo? Deixa sua sugestão nos comentários!

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba direto no seu e-mail os melhores conteúdos do site e... 
CUPONS DE DESCONTO
das principais livrarias
QUERO RECEBER