Projeto Transforma em Livros os Sonhos de Crianças Refugiadas no Brasil

Em um momento de forte tensão no mundo, eis uma notícia animadora – não só pelo fato em si, mas por mostrar um exemplo de acolhida àqueles que precisam se adaptar a uma nova realidade. Ao todo, 22 crianças refugiadas puderam transformar suas ideias e esperanças em livros. Muitas delas vieram com as famílias da Síria, onde a guerra já levou mais de 5 milhões de pessoas a se refugiarem.

Os livros são resultado da parceria entre o Instituto de Reintegração do Refugiado (Adus), a empresa de impressão AlphaGraphics e a editora de material pedagógico infantil Estante Mágica. Neles, os pequenos colocaram parte de seus sonhos, misturando a fantasia dos super heróis com o assunto sério da guerra e do desejo de paz.

Sonhos de paz

Em um ambiente especialmente preparado para elas, as crianças refugiadas puderam contar seus maiores sonhos a educadores. “No livro falo sobre meu sonho, sobre a Síria, sobre meus parentes, eu queria todo mundo feliz na Síria, não queria guerra. Esse é meu sonho, queria todo mundo em paz” comenta Shahad Al Saiddaoud, de 12 anos, em entrevista à Agência Brasil. A menina vive no país há um ano com os pais e as irmãs Yasmin e Razan.

Segundo Rodrigo Abreu, conselheiro do Adus e CEO da AlphaGraphics Brasil, as primeiras edições dos livros foram presentes para as famílias e serviram como divulgação da iniciativa. Após isso, serão distribuídos em bibliotecas. A intenção futura é de que sejam comercializados, com toda a renda revertida às famílias e a outros projetos de auxílio a refugiados no Brasil.

De acordo com os dados Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), há atualmente mais de 9 mil refugiados no país, vindos de países como Síria, Angola, Colômbia, República Democrática do Congo e Palestina. Desses, entre os anos de 2010 a 2015, mais de 13% eram crianças de até 12 anos.

Fonte: Agência Brasil

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba direto no seu e-mail os melhores conteúdos do site e... 
CUPONS DE DESCONTO
das principais livrarias
QUERO RECEBER