14 Livros de Receitas Super Antigos para Baixar de Graça

Se panela velha é que faz comida boa, será que receita velha também faz? Se esse for o caso, neste post você vai virar um grande cozinheiro. Hoje trazemos vários livros de culinária antigos para baixar. E olha, quando digo antigos, são antigos mesmo. Tem livro de receitas até do século XVII! Todos foram digitalizados e agora estão prontinhos para que a gente aproveite. Ah! E pode baixar à vontade, pois todos já estão em domínio público!

Os 14 livros de receita estão separados por nacionalidade. Aproveite!

Livros de Receita Brasileiros

1 – Cozinheiro Imperial (1839)

O Cozinheiro Imperial é o primeiro livro de receitas editado no Brasil. Fez muito sucesso na época e chegou a ter 10 edições. Segundo sua descrição, tem diversas receitas, como “diferentes sopas e variadissimos manjares de carne de vacca, vitella, carneiro, porco e veado; de caris, vatapás, carurús, angús, moquecas e diversos quitutes de gosto exquisito; de aves, peixes, mariscos, legumes, ovos, leite; o modo de fazer massas e doces”.

– Baixar Cozinheiro Imperial

2 – Cozinheiro Nacional (1870)

Depois do Cozinheiro Imperial, foi a vez de Cozinheiro Nacional ser editado. Ao contrário do primeiro, este livro de receitas buscava uma valorização da cultura brasileira, com pratos baseados em ingredientes nacionais, como a banana, o palmito, a abóbora e a mandioca.

Baixar Cozinheiro Nacional

3 – Manual do Distillador e Licorista (1883)

Este é para quem curte umas bebidinhas. Se você quer aprender a fazer cervejas, vinhos e licores em casa no melhor estilo do século XIX, a hora é agora. Beba com moderação!

– Baixar Manual do Distillador e Licorista

4 – Doceiro Nacional (1895)

São “apenas” 350 páginas ensinando a fazer todo o tipo de doces que você possa imaginar. A descrição do livro, também no português da época, já dá água na boca: “obra contendo 1200 receitas conhecidas e ineditas de confeitos, empadas, pudins, tortas, biscoutos, bolos, bolachas, broas, babás, savarins, vinhos, liquores, xaropes, limonadas, sovertes e gelados”. 

– Baixar Doceiro Nacional

5 – A Sciencia no Lar Moderno (1912)

Segundo a descrição, A Sciencia no Lar Moderno é uma “Nova colleção de receitas de doces, iguarias, petiscos e tudo o que diz respeito a arte culinaria, já conhecida pela pratica da autora – D. Eulalia Vaz Professora da Escola Profissional de São Paulo.”. Além disso, traz dicas para as donas de casa da época sobre higiene na cozinha e no preparo dos pratos.

– Baixar A Sciencia no Lar Moderno

6 – A Arte Culinária na Bahia (1929)

Neste livro, um pouco mais recente, o autor Manoel Raimundo Querino fala da importância das culinárias indígena a africana na alimentação brasileira. As receitas são descritas de forma mais rápida, mas bem explicativas. Querino ficou conhecido como um grande abolicionista, e esta obra foi publicada postumamente.

– Baixar A Arte Culinária na Bahia

7 – O Livro das Noivas de Receitas e Conselhos Domésticos (1929)

Este livro era voltado para as mulheres recém-casadas do início do século XX, e como não podia deixar de ser, busca ensinar como ser uma boa dona de casa. Hoje os tempos são outros, mas a grande lista de receitas continua sendo uma boa pedida para aprender novos quitutes.

Baixar O Livro das Noivas de Receitas e Conselhos Domésticos

Livros de Receita Portugueses

8 – Um Tratado de Cozinha Portuguesa (séc. XV)

Este é simplesmente o livro de receitas mais antigo em língua portuguesa. Sua primeira versão era manuscrita, e aqui está disponível digitalizado e adaptado ao português contemporâneo. Entre as iguarias estão pastel de fígado de cabrito e lampreia cozida. Mas fique calmo, tem também receitas mais comuns, como manjar branco e galinha ensopada. É a sua chance de fazer receitas iguais às da época das navegações!

– Baixar Um Tratado de Cozinha Portuguesa

9 – Arte de Cozinha Dividida em 4 Partes (1680)

Este tratado de cozinha foi escrito por ninguém mais ninguém menos que Domingos Rodrigues, o cozinheiro da família real portuguesa. É dividido em 4 partes. Segundo a descrição: “A primeira trata do modo de cozinhar vários guisados de todo gênero de carnes, e conservas, tortas, empadas e pastéis. A segunda de peixes, mariscos, frutas, ervas, ovos, lacticínios, doces, conservas do mesmo gênero. A terceira de preparar mesas em todo tempo do ano para hospedar príncipes e estrangeiros. A quarta de fazer pudins e preparar massas.” Pronto, agora você já sabe até como cozinhar para príncipes. As receitas tem bastante açúcar e especiarias – sim, isso mesmo, as famosas especiarias que o império português trazia de todo o mundo em seus navios.

– Baixar Arte de Cozinha Dividida em 4 Partes

10 – O Cozinheiro dos Cozinheiros (1905)

Este livro traz uma compilação de receitas de personalidades importantes de Portugal. Une pratos típicos portugueses com a culinária de outras partes da Europa. É uma “colleção de mais de 1500 receitas usuaes, faceis e economicas, de cozinha, copa, salsicharia, pastellaria e confeitaria com as mais importantes noticias relativas a alimentação e conservação das substancias alimenticias.”. 

– Baixar O Cozinheiro dos Cozinheiros

Livros de Receita em Inglês

11 – A New System of Domestic Cookery (1807)

Publicado nos EUA, este livro de receitas foi um grande sucesso de seu tempo. Traz uma infinidade de diferentes pratos, inclusive alguns bem típicos do país, como tortas e o famoso picles. Conta também com dicas básicas de preparação e conservação de alimentos.

– Baixar A New System of Domestic Cookery

12 – Mrs. Beeton’s Book of Household Management (1861)

As receitas (muitas, inclusive) são apenas uma parte deste livro completo. Além de ensinar a fazer os pratos, Mrs. Beeton’s Book of Household Management apresenta guias completos de como gerenciar as economias da cozinha e até cuidar de crianças quando ficam doentes. Está disponível em formato .epub ou .mobi (formato para o Kindle, da Amazon). Em ambos os casos, basta procurar na internet por um software que faça a leitura dos arquivos.

– Baixar Mrs. Beeton’s Book of Household Management (epub)

– Baixar Mrs. Beeton’s Book of Household Management (mobi)

13 – Tempting Dishes for Small Incomes (1903)

Esta obra já chama atenção pelo seu título. Afinal de contas, não é todo dia que encontramos um livro de receitas que logo de cara promete ser uma saída para quem tem um orçamento pequeno. Resumindo: se você está duro, sem grana pra comprar ingredientes caros e cozinhar pratos mirabolantes, fique tranquilo e aproveite!

– Baixar Tempting Dishes for Small Incomes

14 – Simple Italian Cookery (1912)

Primeiro livro de culinária italiana escrito fora da Itália, esta obra está disponível na Biblioteca do Congresso dos EUA (e aqui também, digitalizada, é claro). As receitas vão desde as tradicionais massas até o preparo de vegetais, carnes, saladas e sobremesas.

– Baixar Simple Italian Cookery

Curtiu? Agora você já pode ser um mestre cuca das antigas. Se fizer algum prato, conte pra gente (e envie uma marmita, se possível)! Não se esqueça de se cadastrar abaixo pra receber conteúdos como esse direto no seu e-mail gratuitamente!



Comentários

comentários

2 comentários em “14 Livros de Receitas Super Antigos para Baixar de Graça

  • 26 de setembro de 2017 a 17:35
    Permalink

    Muito interessante, adorei! Obrigada por disponibilizar esse conteúdo!

    Responder
    • 9 de outubro de 2017 a 13:25
      Permalink

      Que bom que gostou!

      Continue acompanhando a página!

      Se quiser, pode cadastrar seu e-mail para receber as novidades. É só clicar abaixo e se cadastrar:

      [FAZER CADASTRO]

      Abraço!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba direto no seu e-mail os melhores conteúdos do site e... 
CUPONS DE DESCONTO
das principais livrarias
QUERO RECEBER