Este pode ser o livro de ficção científica mais antigo do planeta

Já dizia aquele música do Legião Urbana: o futuro não é mais como era antigamente… Bom, parece ser isso que a editora independente Small Beer Press (belo nome) pensa de sua mais nova empreitada. Gavin J. Grant e a escritora de fantasia literária Kelly Link, que comandam a editora, vão relançar o livro “The Chemical Wedding”, escrito em 1616. Na narrativa, o protagonista Christian Rosenkreutz explora os mistérios de um castelo onde acontecerá o casamento da realeza.

Além de humor bizarro e elementos sobrenaturais, a alquimia permeia toda a obra. Segundo John Crowley, escritor de fantasia que também faz parte do projeto de relançamento de The Chemical Wedding, é esta última que faz do romance uma legítima ficção científica.  O argumento é de que a alquimia era considerada uma ciência na época, pois era vista como um método racional de formular e investigar hipóteses.

Hoje, ao falarmos de ficção científica, imaginamos naves espaciais, astronautas, extraterrestres e batalhas de raio laser – utilizando nossas referências de ciência e de seus desdobramentos e evoluções. porém, para alguém de 1616, a alquimia poderia resumir melhor o conceito de ciência. Por essa ótica, o livro seria a ficção científica mais antiga de que se tem notícia.

Misticismo medieval

Sendo ou não a primeira obra de ficção científica, The Chemical Wedding é um relato interessante das crenças de uma época. Essa nova versão contará com notas de rodapé e ilustrações para contextualizar o leitor contemporâneo – afinal de contas, é uma história com 400 anos de idade. De acordo com os editores da Small Beer Press, no século XVII esse livro era considerado um objeto místico, fruto de uma sociedade secreta. Os detalhes fantásticos da narrativa seriam códigos a serem desvendados. Quem conseguisse, descobriria os segredos da da vida, da felicidade e da prosperidade.

A editora fez uma campanha no Kickstarter para a produção de uma edição especial de capa dura. No financiamento coletivo eles conseguiram uma baita quantia de 72.378 dólares! Também foi disponibilizada uma amostra com as primeiras páginas do livro, que você pode conferir clicando aqui.

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba direto no seu e-mail os melhores conteúdos do site e... 
CUPONS DE DESCONTO
das principais livrarias
QUERO RECEBER