Cuidado com a cilada da flexão do infinitivo!

cilada bino infinitivoQuando decidi criar este site, uma das ideias era transformar em posts as muitas dúvidas que surgem no meu dia a dia. E tem coisas que, mesmo quando a gente já sabe, acabam passando despercebidas. Um desses detalhes, que preciso sempre prestar atenção, é erro da flexão do infinitivo em locuções verbais.

Se você ainda não está ligando o nome à pessoa, vou dar alguns exemplos, explicar a regra e mostrar porque isso é uma verdadeira CILADA (cuidado, Bino)!

Flexão do infinitivo em locuções verbais: não faça

A locução verbal é composta de dois verbos: o principal e o auxiliar. Por exemplo:

“Pedro e Bino podem dirigir caminhões.”

Veja que, nesse caso, o verbo dirigir está no infinitivo, enquanto podem está flexionado.  O verbo principal é poder, e por isso, só ele concorda com o sujeito. Já o auxiliar, dirigir, permanece em sua forma infinitiva. Até aqui, tudo certo, não é?

Agora, vamos passar para o nível hard. Observe a frase a seguir:

“Pedro e Bino têm enfrentado muitas ciladas para descobrir a verdade”.

E aí? “Têm enfrentado” está ok. E depois? Escrevemos “para descobrir” ou “para descobrirem”?

selo bino de ciladaO correto é para descobrir, desse jeito mesmo como foi escrita a frase. É aí que se esconde a grande cilada. Quanto maior a oração, mais nos confundimos  e corremos o risco de fazer a flexão do infinitivo indevidamente, colocando-o no plural.

Nesse caso, a preposição (para) está entre o objeto (muitas ciladas) e o verbo no infinitivo (descobrir). Mesmo assim, ela liga o verbo descobrir ao verbo principal ter (esse sim se flexiona: têm). Colocar o verbo descobrir, dessa frase, no plural, seria o mesmo que escrever a primeira frase assim:

“Pedro e Bino podem dirigirem caminhões.”

Está na cara que está errado, né? Pois é! Estamos falando da mesma coisa! Então, uma dica simples para se lembrar sempre é:

Quando o verbo no infinitivo estiver completando outro verbo, ele não se flexiona.

Cuidado com a cilada!

 

autor

 

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba direto no seu e-mail os melhores conteúdos do site e... 
CUPONS DE DESCONTO
das principais livrarias
QUERO RECEBER