13 Dicas de Como Limpar Livros

Se você tem uma verdadeira paixão pelos seus livros, uma baita aversão por sujeira ou uma alergia daquelas que vive dando as caraqs, sabemos que está sempre buscando aprender sobre como limpar livros.

Hoje selecionamos as melhores dicas que encontramos sobre o assunto. É hora de deixar os seus livrinhos como novos, ou pelo menos conservá-los por mais tempo. Afinal de contas, queremos deixar nossas estantes 100%! Confira e aproveite:

 

Como limpar livros: capa e parte externa

 

1 – Use um pano macio e/ou uma escova

 

Separe um pano macio, limpo e seco. Passe-o por toda a capa em movimentos suaves. A escova será usada para limpar a parte externa da brochura, mas você também pode usar o pano para essa parte.

 

2 – Aspirador de pó “tira o grosso”

 

Caso a capa esteja com muita poeira e mofo, antes de passar o pano é indicado fazer uma aspiração. Use preferencialmente um aspirador de pó pequeno e em uma potência menor, se possível. Passe em uma única direção. Se o livro estiver danificado, a dica é colocar gaze ou uma meia calça de nylon na ponta do aspirador para torná-lo ainda mais suave.

 

3 – Pincel para a poeira

 

Se houver pouca poeira, pode ser usado um pincel. Certifique-se de que ele esteja limpo e seco. Uma boa dica é comprar um pincel novinho e guardá-lo só para essa finalidade.

 

4 – Acetona

 

Você pode usar acetona, aquela mesma, de limpar as unhas, na capa do seu livro. Ela vai retirar alguns tipos de sujeira mais persistentes, como marca de cola ou adesivos, por exemplo. Além disso, vai deixar o livro com cheiro de novo. ATENÇÃO: Use somente em capas que tem película plástica!

 

Como limpar livros: limpando as páginas

 

5 – Deixe as páginas respirarem

 

Essa é uma medida preventiva. Tire os livros da estante periodicamente e folheie as páginas. Isso vai ajudar a tirar um pouco de poeira e reduzir a umidade, que pode causar mofo.

 


 

6 – Use novamente o pano

 

O paninho seco é mesmo um de seus melhores aliados. Para sujeira ou poeira leve, ele é a melhor opção. Passe cuidadosamente nas páginas. Se não tiver tempo para passar em todas as páginas, folheie o livro antes e marque as páginas onde há mais sujeira acumulada. Depois, é só ir direto ao ponto!

 

7 – Pincel e escova para os cantos

 

Pode ser que o pano não consiga chegar aos cantos das páginas. O pincel ou uma escova serão úteis para tirar a sujeira desses cantinhos, assim como já foi feito na capa.

 

8 – Bicarbonato para tirar o mofo

 

Caso haja mofo em várias páginas, coloque o livro em um saco vedado com um pouco de bicarbonato. Deixe-o lá por pelo menos 12 horas, ou por um período de no máximo 2 semanas. Você pode usar serragem para caixa de gatos ao invés de bicarbonato – porém, evite serragens com aroma!

 

9 – Insetos? Congele o livro!

 

É isso mesmo que você leu! Nada pior do que uma infestação de insetos, como as temidas traças ou piolhos-de-livro. Nesse caso, tente retirar o máximo possível dos bichinhos e seus ovos. Depois, coloque o livro em uma sacola vedada e deixe no congelador durante 24 horas. Descongele devagar: coloque-o na geladeira por 8 horas e depois retire. Isso vai acabar com qualquer outro inseto que ainda esteja por ali.

 

 

Como limpar livros: tirando manchas

 

10 – A boa e velha borracha branca

 

Para começar, o básico: use uma borracha para retirar manchas pequenas ou rabiscos. É óbvio, mas muita gente se esquece. A borrachinha branca realmente pode ajudar, pelo menos para essas rasuras menores.

 


 

11 – Limpador de livros a seco

 

Algumas manchas sairão melhor do seu livro com um limpador a seco. É uma espécie de massa comprada em potes, que você deve passar com cuidado pelas páginas ou pela capa – sempre na mesma direção.

 

12 – Congelamento para manchas de comida

 

Se você deixou cair comida no seu livro, não precisa morrer do coração. Retire o excesso e depois congele o livro dentro de um saco plástico por 24 horas. Os resíduos de comida vão ficar duros, e você poderá raspá-los com uma faca plástica. Pronto!

 

13 – Papel toalha para manchas de óleo

 

No caso de manchas de óleo, pressione um papel toalha para que ele as absorva. Você também pode deixar o papel no local e colocar um peso sobre o livro. Deixe-o lá por 2 ou 3 dias e confira a cada dia o processo – pode ser que precise colocar um novo papel. As manchas de óleo são difíceis de tirar, mas essas dicas podem ao menos amenizar o problema.

 

Tem mais alguma dica? Deixe nos comentários pra que a gente adicione ao post!

 

Fontes:

wikiHow

Vuou

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba direto no seu e-mail os melhores conteúdos do site e... 
CUPONS DE DESCONTO
das principais livrarias
QUERO RECEBER