Caiu o acento dos ditongos abertos em palavras paroxítonas!
Embora a Nova Ortografia já esteja aí faz um tempinho, algumas regras ainda deixam dúvidas. Uma delas é sobre os ditongos abertos. Todo mundo se lembra, por exemplo, que a palavra ideia não tem mais acento… Mas, nessa questão, há outros casos em que acabamos confundindo um pouco as coisas.
Por isso, o melhor é saber de vez qual é a regra para não errar mais. Nem todos os ditongos abertos perderam o acento! Agora é hora de explicar o título deste texto que, se olharmos rápido, parece um palavrão. A regra é clara! Vamos lá.
(Veja também: Nova Ortografia: conheça as 4 principais mudanças)
Você vai ver neste post:
1 – Ditongos abertos em palavras paroxítonas: NÃO tem acento
As palavras paroxítonas são aquelas cuja sílaba tônica, a sílaba mais forte, é a penúltima. Nesse caso, segundo a regra da Nova Ortografia, não se usa mais o acento.
É o caso, por exemplo, das palavras: ideia, alcateia, heroico, plateia e jiboia.
2 – Ditongos abertos em palavras oxítonas: acento permanece
As palavras oxítonas são aquelas cuja sílaba tônica, a sílaba mais forte, é a última. Nesse caso, o acento dos ditongos abertos permanece, sem sofrer alteração.
É o caso, por exemplo, das palavras: papéis, tonéis, herói, chapéu, lençóis e caracóis.
3 – Ditongos abertos em palavras monossílabas: permanece
As monossílabas tenho certeza que você sabe, certo? São aquelas palavras que tem uma sílaba só, oras. Bom, quando os ditongos abertos aparecem nessas palavrinhas, também continuam acentuados, como era antes.
Exemplos: réis, réu, véu, sóis… E até o créu! É isso mesmo! Duvida? Eu fiquei curioso e fui pesquisar. Pelo menos no Dicionário Aulete Digital ele está.
Admita: você não imaginava que ia ter uma definição tão legal pro créu, né? Isso que é falar bonito!
No item 2, o texto diz: “As palavras paroxítonas..” porém este item fala das oxítonas. 😉
Tem razão, já consertamos!
Obrigado pela observação, Marcus!